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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26250
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Narradores não-confiáveis: a narrativa fantástica das crianças |
Autor(es): | Jaqueira, Larissa Paes Leme Difini, Rodrigo Pauperio |
Primeiro Orientador: | Silva, Diogo Cortiz da |
Resumo: | O narrador é uma das figuras de maior autoridade dentro do universo narrativo, é aquele que possui a capacidade e o conhecimento para enunciar os fatos que ocorrem dentro do enredo. A partir desta noção, surge o questionamento da possibilidade de distorção da informação que é transmitida para o ouvinte e aquilo que realmente ocorre, seja esta proposital ou não. Dado fato de que todo o conteúdo é passado por apenas uma perspectiva, poderia haver casos em que o narrador fosse alguém incapacitado, ou imaturo o suficiente para comunicar de maneira equivocada os acontecimentos de uma história? O termo “narrador não-confiável” foi definido pela primeira vez em 1961 como um narrador que não age em concordância com as normas da obra, e desde então vem sido amplamente discutido e utilizado tanto em obras literárias quanto em filmes. Seus temas e motivos variam desde distúrbios psicológicos à simples ingenuidade no entendimento dos fatos. Este trabalho busca investigar como um narrador não-confiável afeta a perspectiva da narrativa, e como a criança atua como narrador não-confiável em produtos audiovisuais. A visão mais simples e a própria interpretação dos fatos e modo de se expressar da criança fazem com que ela tenha uma forma particular de construir uma narrativa. Por meio de pesquisas bibliográficas, e análises de obras cinematográficas que utilizam esse recurso, esse estudo aponta que a mescla de realidade e fantasia da criança, e sua dificuldade em seguir uma estrutura temporal, e gerar uma relação de ordem e causalidade, dentre outras características, podem construir um narrador não-confiável e mudar o tom da narrativa |
Abstract: | The narrator is one of the most important figures inside the narrative universe, it has the capacity and the knowledge to enunciate the facts that occur within the plot. Based on this idea, it comes to mind the possibility of a distortion between the information that is given to the listener and what has really happened, being it on purpose or not. Due to the fact that all the content is passed through only one perspective, would there be cases where the narrator is someone who’s handicapped or immature enough to communicate in a mistaken way the events that happen throughout the story? The term unreliable narrator was specified for the first time in 1961 as a narrator that doesn’t act according to the norms of the work, and since then it has been numerous times discussed and used in literature as well as in movies. It’s themes and motivations range from psychological disorders to the simple ingenuity in comprehending facts. This paperwork seeks to investigate how an unreliable narrator impacts the perspective of the narrative and how a child assumes the role of an unreliable narrator in audiovisual products. The simpler view, the understanding of facts and the way children express themselves, impact on the way they tell stories. Through bibliographic research and analysis of movies that make use of those resources, this study points that the children’s mixture of reality and fantasy and their struggle in following a time structure and creating order and causality relations, among other characteristics, may indicate an unreliable narrator and even change the tone of the narrative |
Palavras-chave: | Narrativa Narrador cinemático Narrador criança Audiovisual Narrative Cinematic narrator Child narrator Audiovisual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Design |
Citação: | Jaqueira, Larissa Paes Leme; Difini, Rodrigo Pauperio. Narradores não-confiáveis: a narrativa fantástica das crianças. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26250 |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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