REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho motor e qualidade de vida de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento institucional
Autor(es): Santos, Luana da Silva
Primeiro Orientador: Voos, Mariana Callil
Resumo: Introdução: O acolhimento institucional é uma tomada de decisão em caráter excepcional. Quando o vínculo entre a família e criança/ adolescente é rompido, podem existir interferências no desenvolvimento sensório-cognitivo-motor-emocional. Tais interferências dependem do período em que acontece a ruptura do vínculo e do tempo no qual se estenderá. Além disso, a qualidade de vida da criança/ adolescente em acolhimento institucional pode se deteriorar, em decorrência do risco psicossocial (histórico de abuso, problemas de saúde mental, participação social reduzida, separação de membros da família). Objetivo: Esse estudo visou avaliar o desempenho motor e a qualidade de vida de crianças e adolescentes institucionalizados e comparar os resultados das faixas etárias. Método: Residentes de serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes (SAICA) foram avaliados (n=24). Para avaliação do desempenho motor, foi utilizada a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças - 2° edição (MABC-2) e a qualidade de vida foi baseada no autorrelato do Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida (PEDSQL). Resultados: O desempenho motor não apresentou diferenças estatísticas significantes em nenhuma dimensão da MABC-2. Com relação à qualidade de vida, as dimensões do PEDSQL mostraram diferenças estatísticas significantes, exceto o aspecto social. Conclusão: Dentre residentes em serviços de acolhimento institucional, adolescentes apresentaram qualidade de vida mais baixa do que crianças. Não houve diferenças entre o desempenho motor de crianças e adolescentes.
Abstract: Introduction: Institutional care is an exceptional decision-making process. When the bond between the family and the child/ adolescent is broken, there may be interferences in the sensory-cognitive-motor-emotional development. Such interferences depend on the period in which the bond is broken and the time over which it will last. In addition, the quality of life of children/ adolescents in institutional care can deteriorate as a result of psychosocial risk (history of abuse, mental health problems, reduced social participation, separation from family members). Objective: This study aimed to evaluate the motor performance and quality of life of institutionalized children and adolescents and compare the results of age groups. Method: Residents of institutional care services for children and adolescents (SAICA) were evaluated (n=24). To assess motor performance, the Movement Assessment Battery for Children - 2nd edition (MABC-2) was used, and the quality of life was based on the self-report of the Pediatric Quality of Life Inventory (PEDSQL). Results: Motor performance did not show statistically significant differences in any dimension of the MABC-2. With regard to quality of life, the dimensions of PEDSQL showed statistically significant differences, except for the social aspect. Conclusion: Among residents in institutional care services, adolescents had a lower quality of life than children. There were no differences between the motor performance of children and adolescents.
Palavras-chave: Desempenho psicomotor
Fatores socioeconômicos
Institucionalização
Maus-tratos infantis
Qualidade de vida
Psychomotor performance
Socioeconomic factors
Institutionalization
Child abuse
Quality of life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Santos, Luana da Silva. Desempenho motor e qualidade de vida de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento institucional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26242
Data do documento: 12-Mai-2021
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