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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carmo, Laís Pedreira Alves do | |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949476670405833 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-17T21:01:09Z | - |
dc.date.available | 2022-06-17T21:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Carmo, Laís Pedreira Alves do. O diálogo em "Eu e Tu" de Martin Buber: contribuições para a Psicologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26222 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo caracterizar e compreender o diálogo e a relação dialógica a partir da obra Eu e Tu (1923, 1979), de Martin Buber. Além disso, pretendeu-se realizar uma discussão sobre a implicação da relação dialógica no campo da Psicologia. Como procedimento metodológico, realizou-se a leitura e releitura da obra, partindo do todo para as partes e das partes para o todo; esse movimento possibilitou que se pensasse em temas em comum, formando unidades de sentido (unidade 1 - relação Eu-Tu; unidade 2 - relação Eu-Isso; unidade 3 - reciprocidade) e que, aglutinadas, formaram uma constelação (relação dialógica). Essa forma de análise traz à luz o que não se mostra, possibilitando, também que o próprio texto expresse seu sentido. Como resultados, apresentamos um resumo da obra estudada, para que o leitor pudesse se aproximar dos conceitos posteriormente discutidos. Já na discussão, apresentamos as unidades de sentido, de modo a aprofundar a discussão das unidades de sentido, assim como da constelação formada. De modo geral, o diálogo Eu-Tu é apresentado por Buber como uma relação de reciprocidade, em que há o reconhecimento do outro como parte do meu Eu. Essa relação é apresentada, também a partir da concepção ontológica, uma vez que seria da natureza do Eu se relacionar com o Tu. Vale ressaltar também que um ponto fundamental da relação é que ela deve ser compreendida pelo encontro, sem conceituações teóricas, ela se dá da forma que acontece no encontro. Em conclusão, argumentamos como a compreensão da relação humana é fundamental para o campo da Psicologia, tanto na atuação de profissionais em contextos institucionais, quanto em relação ao encontro terapêutico | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aimed to characterize and understand the dialogue and the dialogical relation from the work Me and You (1923, 1979), by Martin Buber. Besides, it was intended to discuss the implication of the dialogical relation in the field of Psychology. As a methodological procedure, the work was read and reread, starting from the whole to the parts and from the parts to the whole; this movement made it possible to think of common themes, forming units of meaning (unit 1 - I-Thou relationship; unit 2 - IThou relationship; unit 3 - reciprocity) which, when agglutinated, formed a constellation (dialogical relationship). This form of analysis brings to light what is not shown, enabling, also, the text itself to express its meaning. As results, we presented a summary of the work studied, so that the reader could approach the concepts later discussed. Already in the discussion, we present the units of meaning, in order to deepen the discussion of the units of meaning, as well as the constellation formed. In general, the I-Thou dialog is presented by Buber as a relationship of reciprocity, in which there is the recognition of the other as part of my "I". This relationship is also presented from the ontological conception, since it would be the nature of the I to relate to the Thou. It is also worth mentioning that a fundamental point of the relation is that it must be understood by the encounter, without theoretical conceptualizations, it happens the way it happens in the encounter. In conclusion, we argue how the understanding of the human relationship is fundamental to the field of Psychology, both in the performance of professionals in institutional contexts, and in relation to the therapeutic encounter | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Relação | pt_BR |
dc.subject | Buber | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Dialogue | en_US |
dc.subject | Relation | en_US |
dc.subject | Buber | en_US |
dc.subject | Psychology | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O diálogo em "Eu e Tu" de Martin Buber: contribuições para a Psicologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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