REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
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Tipo: Tese
Título: Cultura organizacional como variável mediadora na relação entre responsabilidade social corporativa e comprometimento afetivo
Autor(es): Nunes, Danilo
Primeiro Orientador: Santos, Neusa Maria Bastos F.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar se as práticas de responsabilidade social corporativa afetam positivamente o comprometimento afetivo, na percepção de colaboradores, tendo a cultura organizacional como mediadora dessa relação. A partir deste, desdobram-se três objetivos específicos: testar a confiabilidade das escalas de responsabilidade social corporativa, de comprometimento afetivo e de cultura organizacional, para o estudo das relações entre as variáveis em referência; demonstrar os indicadores do comprometimento afetivo como componente de estudo quando relacionados à percepção de colaboradores de um grupo empresarial do setor logístico sobre as práticas de responsabilidade social corporativa; comparar o grau de influência que os quatro tipos da cultura (modelo de Quinn) exercem sobre a relação entre as práticas de responsabilidade social corporativa e o comprometimento afetivo na visão de colaboradores de um grupo empresarial do setor logístico. Para compor o referencial teórico no qual esta pesquisa se fundamenta, foram abordados vários conceitos e perspectivas, sendo que em responsabilidade social corporativa a referência reside na escola europeia que tem como fundamento principal a premissa de que um comportamento socialmente responsável é aquele que existe quando há participação voluntária dos envolvidos em todas as dimensões, sejam sociais, econômicas e ambientais; quanto ao comprometimento organizacional a escolha foi pela dimensão afetiva, pois ela exterioriza a identificação do indivíduo com os valores e objetivos organizacionais, que, ao reforçar o desejo em permanecer na organização, evidencia a lealdade como um dos seus componentes fundamentais; e quanto à cultura organizacional, o referencial utilizado foi o modelo dos valores concorrentes e a tipologia de Quinn, pois permitem a integração dos vários tipos de cultura organizacional, a clarificação dos conteúdos conceituais, a garantia das características fundamentais dos sistemas humanos e organizacionais, a partir da forma como cada tipo de cultura se relaciona com outros critérios comparativos. Visando a uma compreensão de como esses três recortes teóricos relacionam-se positivamente entre si, a pesquisa utilizou-se da abordagem quantitativa, sendo que, para o seu desenvolvimento, a coleta de dados contou com 644 respondentes de um grupo empresarial do segmento logístico, localizado na cidade de Cubatão, região metropolitana da Baixada Santista. Os resultados apresentados validaram uma das hipóteses levantadas, ou seja, há uma relação positiva entre a percepção das ações das organizações voltadas à responsabilidade social corporativa com reflexo no comprometimento afetivo dos trabalhadores, mas tal associação gera um efeito de fraca intensidade (B= -0,009 e p>0,05). Houve, também, a constatação de que a cultura inovativa (na razão de 19,2%) exerce um papel mediador de maior significância (CI= B=0,1076 e p<0,01) em relação aos outros tipos de cultura (CC= B= 0,0813 e p>0,05; CM= B-0,266 e p<005; CH= B= -0,218 e p>0,05) na relação entre comprometimento afetivo e responsabilidade social corporativa. Um fator importante para análise, fruto dos resultados obtidos, é que mesmo a cultura inovativa exercendo o papel mediador, a percepção dos colaboradores é mais evidente pela cultura hierárquica, o que sinaliza um repensar nas estratégias e na condução das ações que contribuem para a identidade cultural da organização
Abstract: This study aimed to investigate whether corporate social responsibility practices positively affect affective commitment, in the perception of employees, with organizational culture as a mediator of this relationship. From this, three specific objectives unfold: to test the reliability of the corporate social responsibility, affective commitment and organizational culture scales, for the study of the relationships between the variables in reference; demonstrate the affective commitment indicators as a study component when related to the perception of employees of a business group in the logistics sector about corporate social responsibility practices; compare the degree of influence that the four types of culture (Quinn's model) exert on the relationship between corporate social responsibility practices and affective commitment in the view of employees of a business group in the logistics sector. To compose the theoretical framework on which this research is based, several concepts and perspectives were addressed, and in corporate social responsibility the reference resides in the European school, whose main foundation is the premise that a socially responsible behavior is the one that exists when there is voluntary participation of those involved in all dimensions, whether social, economic or environmental; as for organizational commitment, the choice was for the affective dimension as it externalizes the individual's identification with organizational values and objectives, which by reinforcing the desire to remain in the organization, highlights loyalty as one of its fundamental components; and as for organizational culture, the framework used was the model of competing values and Quinn's typology, as they allow the integration of various types of organizational culture, the clarification of conceptual contents, the guarantee of the fundamental characteristics of human and organizational systems, the from the way each type of culture relates to other comparative criteria. Aiming at an understanding of how these three theoretical perspectives relate positively to each other, the research used a quantitative approach, and for its development, the data collection had 644 respondents from a business group in the logistics segment, located in the city of Cubatão, metropolitan region of Baixada Santista. The results presented validated one of the hypotheses raised, that is, there is a positive relationship between the perception of the actions of organizations aimed at corporate social responsibility with reflection on the affective commitment of workers, but such association generates a weak effect (B= -0.009 and p>0.05). There was also the finding that innovative culture (in the ratio of 19.2%) plays a more significant mediating role (CI= B=0.1076 and p<0.01) in relation to other types of culture (CC = B= 0.0813 and p>0.05; CM= B-0.266 and p<005; CH= B= -0.218 and p>0.05) in the relationship between affective commitment and corporate social responsibility. An important factor for analysis resulting from the results obtained is that even the innovative culture exercising the mediating role, the perception of employees is more evident by the hierarchical culture, which signals a rethinking of strategies and the conduct of actions that contribute to the cultural identity of the organization
Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa
Comprometimento organizacional afetivo
Cultura organizacional
Corporate social responsibility
Affective organizational commitment
Organizational culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Nunes, Danilo. Cultura organizacional como variável mediadora na relação entre responsabilidade social corporativa e comprometimento afetivo. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26120
Data do documento: 6-Abr-2022
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