REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Amanda Lacerda de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5473881053962524pt_BR
dc.contributor.advisor1Darin, Leila Cristina de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682139953614636pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-23T17:57:12Z-
dc.date.available2022-05-23T17:57:12Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationLacerda, Amanda Lacerda de. Construir a ficção, reler a História: literatura e ditaduras em Kucinski e Zambra. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26107-
dc.description.resumoA literatura contemporânea em países da América Latina tem apresentado, com frequência, obras que abordam o tema das ditaduras civis-militares da segunda metade do século XX. A recorrência do tema demonstra que a produção literária tem se configurado um caminho de elaboração deste evento histórico, de modo a proporcionar novos acordos com um passado de opressão e violência. Esta dissertação analisa o modo como as narrativas K, de Bernardo Kucinski, e Meus documentos, Camilo e Instituto Nacional, de Alejandro Zambra, desenvolvem mecanismos estéticos na construção de representações sobre as ditaduras latinoamericanas. Observamos que as tensões entre o ficcional e o real engendradas pelos textos vivificam os resquícios das ditaduras civis-militares no Brasil e no Chile e que seu caráter fragmentário favorece a elaboração literária da memória, construindo, assim, novas representações acerca deste passado histórico coletivo. O referencial teórico que ampara esta investigação baseia-se nos estudos de Giovanni Levi (1992), Linda Hutcheon (1991) e Ivan Jablonka (2021) acerca das interlocuções entre escrita da literatura e escrita da história. Sobre o conceito de memória no contexto pósditatorial, partimos das considerações de Jeanne Marie Gagnebin (2009) e Nelly Richard (1999). A forma narrativa é examinada a partir das teorias do conto, de Ricardo Piglia (2004) e Julio Cortázar (1993), e das contribuições de Julián Fuks (2021) quanto ao romance híbrido contemporâneopt_BR
dc.description.abstractContemporary literature in Latin American countries often includes works that address the issue of civil-military dictatorships in the second half of the 20th century. The recurrence of the theme shows that literary production has emerged as a way to elaborate on this historical event, and as a means to come to terms with a past marked by oppression and violence. This dissertation analyzes how the narratives K., by Bernardo Kucinski, and Meus documentos, Camilo and Instituto Nacional, by Alejandro Zambra, created literary devices to construct representations of Latin American dictatorships. The tensions between the fictional and the real engendered by the texts vivify the remnants of civil-military dictatorships in Brazil and Chile and their fragmentary character favors the literary elaboration of memory, thus building new representations of their collective historical past. The theoretical framework that supports this research is based on studies by Giovanni Levi (1992), Linda Hutcheon (1991) and Ivan Jablonka (2021) on the interrelations between writing literature and writing history. On the concept of memory in the post-dictatorial context, we benefited from Jeanne Marie Gagnebin’s (2009) and Nelly Richard’s (1999) considerations. The narrative form is examined from the viewpoint of Ricardo Piglia’s (2004) and Julio Cortázar’s (1993) short story theories, as well as from Julián Fuks (2021) contributions regarding the contemporary hybrid novelen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFragmentação narrativapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLiteratura e Históriapt_BR
dc.subjectLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subjectBernardo Kucinskipt_BR
dc.subjectAlejandro Zambrapt_BR
dc.subjectNarrative fragmentationen_US
dc.subjectMemoryen_US
dc.subjectLiterature and Historyen_US
dc.subjectLatin American Literatureen_US
dc.subjectBernardo Kucinskien_US
dc.subjectAlejandro Zambraen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleConstruir a ficção, reler a História: literatura e ditaduras em Kucinski e Zambrapt_BR
dc.title.alternativeConstructing fiction, rereading history: literature and dictatorships in Kucinski and Zambraen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Lacerda de Lacerda.pdf711,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.