REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26107
Tipo: Dissertação
Título: Construir a ficção, reler a História: literatura e ditaduras em Kucinski e Zambra
Título(s) alternativo(s): Constructing fiction, rereading history: literature and dictatorships in Kucinski and Zambra
Autor(es): Lacerda, Amanda Lacerda de
Primeiro Orientador: Darin, Leila Cristina de Melo
Resumo: A literatura contemporânea em países da América Latina tem apresentado, com frequência, obras que abordam o tema das ditaduras civis-militares da segunda metade do século XX. A recorrência do tema demonstra que a produção literária tem se configurado um caminho de elaboração deste evento histórico, de modo a proporcionar novos acordos com um passado de opressão e violência. Esta dissertação analisa o modo como as narrativas K, de Bernardo Kucinski, e Meus documentos, Camilo e Instituto Nacional, de Alejandro Zambra, desenvolvem mecanismos estéticos na construção de representações sobre as ditaduras latinoamericanas. Observamos que as tensões entre o ficcional e o real engendradas pelos textos vivificam os resquícios das ditaduras civis-militares no Brasil e no Chile e que seu caráter fragmentário favorece a elaboração literária da memória, construindo, assim, novas representações acerca deste passado histórico coletivo. O referencial teórico que ampara esta investigação baseia-se nos estudos de Giovanni Levi (1992), Linda Hutcheon (1991) e Ivan Jablonka (2021) acerca das interlocuções entre escrita da literatura e escrita da história. Sobre o conceito de memória no contexto pósditatorial, partimos das considerações de Jeanne Marie Gagnebin (2009) e Nelly Richard (1999). A forma narrativa é examinada a partir das teorias do conto, de Ricardo Piglia (2004) e Julio Cortázar (1993), e das contribuições de Julián Fuks (2021) quanto ao romance híbrido contemporâneo
Abstract: Contemporary literature in Latin American countries often includes works that address the issue of civil-military dictatorships in the second half of the 20th century. The recurrence of the theme shows that literary production has emerged as a way to elaborate on this historical event, and as a means to come to terms with a past marked by oppression and violence. This dissertation analyzes how the narratives K., by Bernardo Kucinski, and Meus documentos, Camilo and Instituto Nacional, by Alejandro Zambra, created literary devices to construct representations of Latin American dictatorships. The tensions between the fictional and the real engendered by the texts vivify the remnants of civil-military dictatorships in Brazil and Chile and their fragmentary character favors the literary elaboration of memory, thus building new representations of their collective historical past. The theoretical framework that supports this research is based on studies by Giovanni Levi (1992), Linda Hutcheon (1991) and Ivan Jablonka (2021) on the interrelations between writing literature and writing history. On the concept of memory in the post-dictatorial context, we benefited from Jeanne Marie Gagnebin’s (2009) and Nelly Richard’s (1999) considerations. The narrative form is examined from the viewpoint of Ricardo Piglia’s (2004) and Julio Cortázar’s (1993) short story theories, as well as from Julián Fuks (2021) contributions regarding the contemporary hybrid novel
Palavras-chave: Fragmentação narrativa
Memória
Literatura e História
Literatura latino-americana
Bernardo Kucinski
Alejandro Zambra
Narrative fragmentation
Memory
Literature and History
Latin American Literature
Bernardo Kucinski
Alejandro Zambra
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Lacerda, Amanda Lacerda de. Construir a ficção, reler a História: literatura e ditaduras em Kucinski e Zambra. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26107
Data do documento: 18-Abr-2022
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