REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25835
Tipo: Dissertação
Título: Software educacional: simulador de ventilação mecânica e seus efeitos hemodinâmicos
Título(s) alternativo(s): Educational software: mechanical ventilation simulator and its hemodynamic effects
Autor(es): Campos Junior, Moyses de
Primeiro Orientador: Moraes, Suzana Guimarães
Resumo: Introdução: A ventilação mecânica tem seu manejo considerado de alta complexidade, a sua simulação virtual propicia um ambiente seguro para o ensino de situações clínicas e sua interação cardiopulmonar. Objetivo: Desenvolver um software educacional simulador de ventilação mecânica com interação hemodinâmica. Material e Métodos: O software foi desenvolvido na tecnologia Web Hypertext Markup Language versão 5 e sua avaliação (de conteúdo e formato) foi realizada após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos voluntários. A avaliação do ganho cognitivo e percepção foi feita em alunos do quinto ano de medicina 10 questões para o pré e pós-teste, 17 assertivas para o instrumento de percepção em escala de Likert de concordância de cinco pontos e campos para comentários. A sua qualidade técnica foi avaliada por engenheiro e seu conteúdo por especialistas. Resultados: O simulador desenvolvido disponibilizou referências, escolha de situações clínicas e parâmetros de ventilação, monitorização de ventilatória e hemodinâmica, gasometria arterial e animações. A qualidade técnica do software foi aprovada pelo engenheiro. A avaliação do conteúdo do simulador por sete especialistas obteve nas assertivas a média geral dos pontos de Likert (L) e concordância (Co): “excesso de conteúdo” (L = 3,14 e Co = 28,6%), “fácil de usar” (L = 3,43 e Co = 71,4%), e para as outras (L >= 4,00 e Co = 71,4%). O índice de validação de conteúdo médio foi de 0,86. Em atividade online, 26 alunos concordaram em participar da pesquisa. A média e desvio padrão de acertos nas questões pelos alunos foi no pré-teste de 12,4±4,74 e 20,2±3,97 no pós-teste, teste t com valor de p < 0,001. A correlação linear entre a percepção dos especialistas e dos alunos foi forte e positiva sobre o uso do software. Os especialistas sugeriram mudanças no software e os alunos na didática. Discussão: Foram efetuadas as mudanças viáveis no simulador sugeridas pelos especialistas. Os comentários dos alunos contribuíram para adequar a didática da atividade. A avaliação dos especialistas e o ganho cognitivo obtido em alunos sugere que o software tem potencial como recurso didático no processo de ensino aprendizagem da ventilação mecânica e sua interação cardiopulmonar
Abstract: Introduction: Mechanical ventilation has its management considered highly complex, its virtual simulation provides a safe environment for the teaching of clinical situations and its cardiopulmonary interaction. Objective: Develop an educational software mechanical ventilation simulator with hemodynamic interaction. Material and Methods: The software was developed in the Web Technology Hypertext Markup Language version 5 and its evaluation (of content and format) was carried out after signing the Free and Informed Consent Form by the volunteers. The evaluation of cognitive gain and perception was made in fifth-year medical students 10 questions for the pre and posttest, 17 assertive for the instrument of perception on a Likert scale of agreement of five points and fields for comments. Its technical quality has been evaluated by an engineer and its content by experts. Results: The simulator developed provided references, choice of clinical situations and ventilation parameters, ventilatory and hemodynamics monitoring, arterial blood gas and animations. The technical quality of the software was approved by the engineer. The evaluation of the content of the simulator by seven experts obtained in the assertions the general average of the Likert (L) and concordance (Co) points: "excess content" (L = 3.14 and Co = 28.6%), "easy to use" (L = 3.43 and Co = 71.4%), and for the others (L >= 4.00 and Co >= 71.4%). The average content validation index was 0.86. In online activity, 26 students agreed to participate in the survey. The mean and standard deviation of correct answers in the questions by the students was in the pre-test of 12.4±4.74 and 20.2±3.97 in the post-test, t-test with a value of p <0.001. The linear correlation between the perception of the experts and the students was strong and positive about the use of the software. Experts suggested changes in software and students in didactics. Discussion: The viable changes in the simulator suggested by the experts were made. The students' comments contributed to adapt the didactics of the activity. The evaluation of the experts and the cognitive gain obtained in students suggests that the software has potential as a didactic resource in the teaching process of learning mechanical ventilation and its cardiopulmonary interaction
Palavras-chave: Software
Simulador interativo
Ventilação mecânica
Monitorização hemodinâmica
Software
Interactive simulator
Mechanical ventilation
Hemodynamic monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Campos Junior, Moyses de. Software educacional: simulador de ventilação mecânica e seus efeitos hemodinâmicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25835
Data do documento: 8-Fev-2022
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