REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25825
Tipo: Dissertação
Título: Ensino simultâneo de mandos por informação manipulando operações motivadoras: uma replicação sistemática de Lemos (2017)
Título(s) alternativo(s): Simultaneous teaching of mands for information by manipulating motivating operations: a systematic replication of Lemos (2017)
Autor(es): Morais, Flávia Maria Mascarenhas Veras
Primeiro Orientador: Micheletto, Nilza
Resumo: O mando por informação é parte importante da comunicação e há dificuldades em estabelecê-lo em pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Este estudo, uma replicação sistemática de Lemos (2017), tem como objetivos: (a) verificar a eficácia de um procedimento de ensino simultâneo com atraso no tempo de apresentação do modelo ecoico na aquisição dos mandos por informação “Qual?”, “Quem?” e “Onde?”, sob as condições de operações motivadoras (estabelecedora – OE; e abolidora – OA); e (b) avaliar a generalização da emissão do mando “Qual?” para outros recipientes e do mando “Onde?” para outro local. Duas crianças com TEA foram submetidas a um procedimento de cinco fases: (1) pré-avaliação, para examinar repertórios prévios de habilidade de seguimento de instrução; (2) linha de base, com tentativas intercaladas dos três mandos, nas condições de OE e OA em bloco misto; (3) ensino dos três mandos com procedimento de atraso no tempo de apresentação do modelo ecoico dos mandos por informação, realizado em duas etapas: Etapa 1, ensino de cada mando isoladamente; e Etapa 2, ensino com blocos mistos, com os mandos randomizados; (4) pós-teste, igual à linha de base, após cada etapa de ensino; e (5) teste de generalização do uso de “Qual?” para outros recipientes e “Onde?” para outro local. Ao final, ambos os participantes emitiram respostas diferenciais entre as condições em tentativas randomizadas no ensino e no teste de generalização. Flávio concluiu a Etapa 1 e, atingido o critério no pós-teste, não necessitou do ensino da Etapa 2. Christiani alcançou o critério da pesquisa após as duas etapas. Discutem-se pontos convergentes e divergentes dos participantes e analisam-se os dados a partir de Lemos (2017) e Shillingsburg et al. (2011)
Abstract: The mand for information is an important part of communication and it is difficult to establish it in people diagnosed with autism spectrum disorder (ASD). This study, which is a systematic replication of Lemos (2017), aims to: (a) verify the effectiveness of a simultaneous teaching procedure with a delay in the presentation time of the echoic model in the acquisition of the mands for information “Which?”, “Who ?” and “Where?”, under the conditions of motivating operations (establishing operation – EO; and abolishing operation – AO); and (b) assess the generalization of the emission of the mand “Which?” to other containers and of the mand “Where?” to other location. Two children with ASD underwent a five-phase procedure: (1) pre-assessment, to examine previous follow-up instruction skill repertoires; (2) baseline, with interspersed trials of the three commands, under mixed blocks with EO and AO conditions; (3) teaching of the three mands with a delay procedure in the presentation time of the echoic model of the mands for information, carried out in two stages: Step 1, the teaching of each mand separately; and Step 2, the teaching with mixed blocks, with randomized mands; (4) post-test, which was similar to the baseline, after each teaching step; and (5) generalization test of the use of “Which?” to other containers and “Where?” to other location. In the conclusion of the study, both participants emitted differential responses in the applied conditions, in randomized trials in both teaching and the generalization test. The child Flávio completed Stage 1 and having reached the criterion in the post-test, did not need to undergo Stage 2. Christiani reached the research criterion after the two stages. Convergent and divergent points about the participants’ data are discussed and the data are analyzed in comparison with Lemos (2017) and Shillingsburg et al. (2011)
Palavras-chave: Mando por informação
Operação estabelecedora (OE)
Operação abolidora (OA)
Transtorno do espectro autista (TEA)
Análise do comportamento
Motivação
Mand for information
Establishing operation (EO)
Abolishing operation (AO)
Autism spectrum disorder (ASD)
Behavior analysis
Motivation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Morais, Flávia Maria Mascarenhas Veras. Ensino simultâneo de mandos por informação manipulando operações motivadoras: uma replicação sistemática de Lemos (2017). 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25825
Data do documento: 10-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Maria Mascarenhas Veras Morais.pdf767,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.