REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições de egressos de medicina de um centro universitário para a avaliação do curso
Autor(es): Castro, Juliana Corrêa Meziara de
Primeiro Orientador: Senger, Maria Helena
Resumo: A construção de projetos pedagógicos de cursos de medicina deve ser pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Após a implementação do projeto pedagógico do curso e o seu andamento por no máximo 50% da carga horária total, é obrigatório o pedido de reconhecimento do curso de graduação. Assim, até a formação da primeira turma, o Ministério da Educação encarrega-se de avaliar o curso de Medicina. O processo de avaliação institucional também é importante e deve ser cumprido; a avaliação interna no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), orientada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e operacionalizada pelo Núcleo de Avaliação Institucional, com a participação da comunidade acadêmica envolvida, é o que ocorre no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), local do presente estudo. Diversos instrumentos e indicadores podem ser construídos para a avaliação institucional, sendo a de seus egressos, parte do enorme desafio de qualificar o processo. Atualmente, não existe na UNIFEV, uma ferramenta que forneça a visão dos egressos sobre o seu perfil, de como se inseriram no mercado de trabalho, as contribuições que o curso trouxe para a sua formação e as fragilidades que devam ser diagnosticadas e corrigidas. Portanto, o objetivo principal deste projeto foi avaliar o perfil do profissional médico egresso da UNIFEV. Trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo. A população foi constituída pelos egressos dos anos de 2018 e 2019. Um questionário semiestruturado foi aplicado, com um total de 80 questões, 21 delas abertas, contendo dados pessoais, informações profissionais e acadêmicas, complementação da formação, implicações da formação acadêmica na vida profissional e opiniões sobre integração entre as disciplinas das áreas básicas (ciclo básico, dois primeiros anos) e clínicas (ciclo clínico, dois anos seguintes), previamente testado e validado. A plataforma de pesquisa Google Forms foi escolhida para a aplicação da pesquisa aos participantes. Este estudo documentou o perfil de 114 egressos do Centro Universitário de Votuporanga UNIFEV de modo pioneiro, sendo bastante representativa a taxa de adesão (80%). Demonstrou a distribuição geográfica dos alunos, mais acentuada no Estado de São Paulo; maior representação do gênero feminino (59,6%). Todos os egressos avaliados exercem a medicina e 92,5% tem a profissão como única fonte de renda. A maior parte deles trabalhava na Urgência /Emergência (80%) e na Atenção Primária à saúde (65%). Notou-se uma porcentagem significativa de egressos que se mantiveram na IES por meio de financiamento estudantil (83,3%), porém esse fato não trouxe impacto significativo na sua trajetória profissional. Poucos egressos estavam inseridos em programa de residência médica (35%). Dos egressos avaliados, grande parte realizou curso preparatório para residência durante a graduação (72,5%). Finalmente, destaca-se o desejo da maioria deles de manterem-se próximos à instituição formadora, e interesse em programas de educação permanente. O estudo conclui que avaliar a trajetória dos ex-alunos pode fornecer subsídios para adequar e melhorar os aspectos pedagógicos e assistências da prática médica, além de subsidiar reflexões para avaliação do curso
Abstract: The construction of pedagogical projects for medical courses should be guided by the National Curriculum Guidelines. After the implementation of the pedagogical project of the course and its progress for 50% of the total workload at most, the request for recognition of the graduation course is mandatory. Thus, until the formation of the first group, the Ministry of Education is in charge of evaluating the Medicine course. The institutional assessment process is also important and must be followed; the internal assessment within the scope of the National College Education Assessment System (SINAES), guided by the Proper Assessment Commission (CPA) and operated by the Institutional Assessment Nucleus, with the participation of the academic community involved, is what takes place at the University Center of Votuporanga (UNIFEV), location of this study. Several instruments and indicators can be built for institutional assessment, with its graduates being part of the enormous challenge of qualifying the process. Currently, at UNIFEV, there is no tool that provides a view of graduates about their profile, that shows how they entered the job market, the contributions that the course brought to their training and the weaknesses that should be diagnosed and corrected. Therefore, the main purpose of this project was to evaluate the profile of the medical professional who graduated at UNIFEV. This is a cross-sectional, descriptive and quantitative study. The population consisted of graduates from 2018 and 2019. A semi-structured questionnaire was applied, with a total of 80 questions, 21 of them open-ended, containing personal data, professional and academic information, complementation of training, implications of academic training in professional life and opinions about integration between the disciplines of the basic areas (basic cycle, first two years) and clinical areas (clinical cycle, two following years), previously tested and validated. The Google Forms survey platform was chosen to apply the survey to participants. This study documented the profile of 114 graduates of the University Center of Votuporanga (UNIFEV) in a pioneering way, with a very representative rate of adherence (80%). It demonstrated the geographic distribution of students, which is more accentuated in the State of São Paulo; greater representation of the female gender (59.6%). All evaluated graduates practice medicine and 92.5% have the profession as their only source of income. Most of them worked in Urgency/Emergency (80%) and in Primary Health Care (65%). There was a significant percentage of graduates who remained at the Institution through student financing (83.3%), but this fact did not have a significant impact on their professional trajectory. Few graduates were enrolled in a medical residency program (35%). Of the evaluated graduates, a large part took a preparatory course for residency during graduation (72.5%). Finally, the desire of most of them to remain close to the educational institution and interest in continuing education programs is highlighted. The study concludes that evaluating the trajectory of former students can provide subsidies to adapt and improve the pedagogical aspects and assistance of medical practice, in addition to subsidizing reflections for the evaluation of the course
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação curricular das faculdades de medicina
Médicos recém-formados
Educational assessment
Curriculum assessment of faculties of medicine
Newly graduated physicians
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Castro, Juliana Corrêa Meziara de. Contribuições de egressos de medicina de um centro universitário para a avaliação do curso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25802
Data do documento: 16-Fev-2022
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