REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25786
Tipo: Tese
Título: Ensino de Literatura no Ensino Médio: a formação do leitor ideal a partir do real
Autor(es): Souza, Samanta Barreto Matos de
Primeiro Orientador: Navas, Diana
Resumo: Nossa pesquisa se delineia a partir das indagações feitas sobre o ensino literário no ensino médio. O objetivo geral é perceber e analisar como este ensino tem se dado, desde a construção dos textos nos documentos oficiais selecionados (BNCC e PNLD) até o ponto de chegada desta jornada, que é a sala de aula. Partimos da hipótese de que este ensino tem tido muitas arestas a aparar, como a forma que a literatura é tratada nos documentos oficiais, ainda sendo relegada ao viés historicista, predominantemente canônico e eurocêntrico. Assim, ao chegar às aulas, essa visão é reproduzida, limitando o ensino literário e a formação de leitores literários. Por meio de pesquisas na escola estadual Governador Archer em Imperatriz - Maranhão, buscamos traçar um perfil e propor sugestões para possíveis alterações pontuais nos documentos oficiais, na formação de professores para o ensino literário e na formação de leitores. Como aporte teórico, pautamo-nos nas reflexões de Roland Barthes, Antonio Cândido, Tzvetan Todorov no que concerne aos conceitos e potencialidades da literatura. Sobre a história da chegada da literatura em nosso país, recorremos à Marisa Lajolo e Regina Zilberman. No que tange às reflexões e práticas literárias, valemo-nos das contribuições de Cyana Leahy-Dios, Rildo Cosson, Luciena Aparecida de Rezende, Blanca-Ana Roig Rechou, Diana Navas e Ana Margarida Ramos. De cunho bibliográfico e exploratório-descritivo, a pesquisa está organizada em quatro capítulos. No primeiro, refletimos sobre a história da literatura no Brasil e de como as escolas abordam a literatura no ensino médio, pensando em todos os sujeitos que envolvem sua prática – alunos, professores e demais pessoas que compõem e tem acesso à comunidade escolar. No segundo capítulo, trazemos os documentos oficiais – a BNCC e os PNC’s, dois importantes documentos que regem desde a discussão sobre conceitos literários à seleção e distribuição de livros de literatura para as escolas, evidenciando como, muitas vezes, constituem-se como limitadores das práticas de ensino ao desconsiderarem especificidades dos contextos das escolas e dos alunos. No terceiro, trazemos um pouco da jornada da pesquisadora como professora no ensino médio, visto que sua formação acadêmica e humana também faz parte desta investigação. O quarto capítulo, por seu turno, traz as análises de alguns trabalhos que compuseram nossas referências e as entrevistas realizadas com os indivíduos envolvidos no ambiente escolar. Os resultados nos mostram que é possível se pensar, analisar e propor práticas educativas que podem fazer o ensino literário mais aproximado do nosso aluno leitor e da sociedade em geral
Abstract: Sem Abstract
Palavras-chave: Literatura
Ensino literário
Formação do leitor literário
Clube do livro
Estratégias de leitura literária
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Souza, Samanta Barreto Matos de. Ensino de Literatura no Ensino Médio: a formação do leitor ideal a partir do real. 2022. Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25786
Data do documento: 1-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samanta Barreto Matos de Souza.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.