REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24716
Tipo: Dissertação
Título: Análise de atividades em livros didáticos de inglês
Autor(es): Costa, Daniela Gonçala da
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Neste trabalho, procurou-se demonstrar a centralidade das atividades nos livros didáticos, tendo como base os conceitos de Chervel sobre disciplinas escolares. Realizou-se análise quantitativa das atividades propostas em dois livros didáticos de inglês para o ensino fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Buscou-se compreender que tipo de ensino de inglês as atividades promovem e as ações cognitivas que se pretende aos alunos desenvolverem, tendo como base a taxonomia de Anderson e Krathwohl. Observaramse os recursos didáticos utilizados e quais aprendizagens as atividades promovem visando a atingir as finalidades de ensino da língua inglesa para o ensino fundamental II, de acordo com o currículo nacional. Este estudo averiguou o livro didático do 8º ano da coleção Alive! aprovada nos PNLD de 2014 e 2020 - considerando os diferentes currículos que nortearam a produção de cada coleção -, os PCN (1998) e a BNCC (2017), para a análise comparativa entre os dois livros didáticos. Os campos de conhecimento que são base para esta pesquisa são disciplina escolar, livro didático e currículo. Pode-se observar que, em geral, os conhecimentos que se espera desenvolver nos livros didáticos correspondem aos de tipo factual e conceitual, os quais são trabalhados principalmente por ações simples como recordar e compreender. Não se observou uma relação intensa entre os recursos didáticos e as atividades. Em relação aos currículos, existe uma vinculação entre ambas materialidades ao apresentar atividades que manifestam a metodologia sociointeracional de aprendizagem e língua como prática social, e a predominância de exercícios de compreensão escrita e atividades com perspectivas mais analíticas ou críticas
Abstract: This study attempted to demonstrate the centrality of activities in textbooks based on Chervel's concepts about school subjects. A quantitative analysis of the activities was carried out in two English textbooks for Elementary School approved by the National Textbook Program. The aim was to understand what kind of teaching the activities promote, what are the cognitive actions that are intended for students to develop based on Anderson and Krathwohl's taxonomy. It was also analyzed the teaching resources used in the activities and what type of learning the activities promote in order to achieve the purposes of English language learning for Elementary School according to the national curriculum. This study analyzed the 8th grade textbook of Alive! textbook approved in the 2014 and 2020 PNLD, considering the different curricula that guided the production of each edition, the PCN (1998) and the BNCC (2017), for the comparative analysis between the two textbooks. The fields of knowledge that are the basis for this study are school subject, textbook and curriculum. It was possible to observe that, in general, the knowledge that is expected to be developed in textbooks correspond to the factual and conceptual types, which are worked mainly by simple actions such as remembering and understanding. There was no strong relationship between teaching resources and activities. Regarding the curriculum, there is a link between both materialities when presenting activities that manifest the socio-interactional methodology of learning and language as a social practice, and the predominance of written comprehension activities and activities with more analytical or critical perspectives
Palavras-chave: ensino de Inglês
disciplina escolar
livro didático
atividades
currículo
PNLD
English teaching
school subject
textbook
activities
curriculum
PNLD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Costa, Daniela Gonçala da. Análise de atividades em livros didáticos de inglês. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24716
Data do documento: 25-Out-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Gonçala da Costa.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.