REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24687
Tipo: Dissertação
Título: O comportamento do consumidor na internet no ramo do vestuário masculino de camisaria na cidade de São Paulo
Autor(es): Arcuri, Adriana Pesce Salles
Primeiro Orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: O consumidor digital controla suas decisões e, em vista disso, as lojas devem disponibilizar opções e ferramentas para que ele gerencie a sua própria compra de maneira independente. Esse modo como o consumidor é impactado pela compra via internet é o chamado “marketing digital”, cujo objetivo é atrair o cliente on-line a partir da análise de seu comportamento na web. Para que a forma de impactar o consumidor seja cada vez mais eficiente, são necessárias ações e estratégias certeiras – em outros termos, com o mundo cada vez mais conectado, as marcas veem necessidade de se reinventarem para que se tornem relevantes diante de consumidores extremamente exigentes, haja vista que, atualmente, a conectividade e os consumidores alteram seu ambiente de atuação entre ações on e off-line. Diante de tais circunstâncias, esta dissertação tem como objetivo geral avaliar, analisar e elencar de que modo consistiu o comportamento do consumidor no ramo do vestuário, especificamente de camisas, pelo público masculino na internet nos últimos três anos, de 2019 a 2021. Em busca de responder à pergunta de pesquisa – que é: como se dá o consumo na camisaria na cidade de São Paulo por parte do público masculino em compras pela internet? –, este estudo se baseia em estudos acadêmicos e de mercado, contemplando ainda a maneira como as redes sociais influenciam este público na compra e como as estratégias de marketing digital podem influenciar esse consumidor e a marca. Como arcabouço teórico,sustentam esta pesquisa primordialmente os estudosrealizados por Caro (2005), Robic, Robic e Favero (2015) e Lourenço (2019), no que diz respeito à conceituação de marketing digital e o comportamento do consumidor, assim como os por Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Kotler e Keller (2014) e Las Casas (2019), em relação ao conceito da administração do marketing. Relativamente aos procedimentos metodológicos, visando-se a aprofundar o conhecimento sobre o objeto de estudo e atingir os objetivos determinados, foram elaborados dois questionários aplicados em momentos distintos: no primeiro, em 2019, obteve-se a aplicação a 433 pessoas; no segundo, em 2021, a 570 – intervalo esse que envolve o período imediatamente anterior à pandemia ocasionada pela COVID-19 e o ano em que se iniciou sua dissolução. O alcance aos 1.003 entrevistados se deu por meio de um link enviado a vários grupos de relacionamento no WhatsApp, justificando-se o intuito de qualificar o consumidor e quantificar seu comportamento de consumo pela internet. Por fim, os principais resultados desta pesquisa demostraram que as pessoas do sexo masculino ainda consomem camisaria na cidade de São Paulo predominantemente por meio da venda off-line, o que permite depreender a existência de um espaço relevante para o desenvolvimento e o aprimoramento das ferramentas on-line como forma de estímulo ao consumo assertivo de camisaria
Abstract: The digital consumer controls their decisions and, in view of this, stores must provide options and tools for them to manage their own purchase independently. This way in which consumers are impacted by online purchases is called “digital marketing”, whose objective is to attract online customers based on the analysis of their behavior on the web. In order the way to impact the consumer to be increasingly efficient, accurate actions and strategies are needed - in other words, with the world increasingly connected, brands see the need to reinvent themselves so that they become relevant to extremely demanding consumers, given that, currently, connectivity and consumers change their operating environment between online and offline actions. Given these circumstances, this dissertation aims to evaluate, analyze and list how consumer behavior in the clothing industry, specifically shirts, by the male public on the internet in the last three years, from 2019 to 2021, consisted of. to answer the research question – which is: how is consumption in the shirt shop in the city of São Paulo by the male public in internet shopping? –, this study is based on academic and market studies, also contemplating how social networks influence this audience in purchasing and how digital marketing strategies can influence this consumer and the brand. As a theoretical framework, this research is supported primarily by studies carried out by Caro (2005), Robic, Robic and Favero (2015) and Lourenço (2019), regarding the conceptualization of digital marketing and consumer behavior, as well as those by Kotler, Kartajaya and Setiawan (2017), Kotler and Keller (2014) and Las Casas (2019), in relation to the concept of marketing management. Regarding the methodological procedures, aiming to deepen the knowledge about the object of study and achieve the determined objectives, two questionnaires were developed, applied at different times: in the first, in 2019, it was applied to 433 people; in the second, in 2021, to 570 – this interval that involves the period immediately before the pandemic caused by COVID-19 and the year in which its dissolution began. The 1,003 interviewees were reached through a link sent to various relationship groups on WhatsApp, justifying the purpose of qualifying consumers and quantifying their consumption behavior on the internet. Finally, the main results of this research showed that male people still consume shirts in the city of São Paulo predominantly through offline sales, which allows us to infer the existence of a relevant space for the development and improvement of online tools as a way to encourage the assertive consumption of shirts
Palavras-chave: Camisaria
E-commerce
Vestuário
Consumidor masculino
Marketing digital
Shirts
E-commerce
Clothing
Male consumer
Digital marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Arcuri, Adriana Pesce Salles. O comportamento do consumidor na internet no ramo do vestuário masculino de camisaria na cidade de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24687
Data do documento: 28-Out-2021
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