REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
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Tipo: Dissertação
Título: Novas diretrizes curriculares no curso de Administração 2020: as competências docentes no Ensino Superior
Autor(es): Priore, Paula Del
Primeiro Orientador: João, Belmiro do Nascimento
Resumo: Este trabalho foca no ensino superior do curso de graduação em Administração que figura entre os mais numerosos no Brasil, revelando assim a sua importância. A necessidade de atualização já reconhecida, é refletida na publicação no sítio do Ministério da Educação (MEC) das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Administração em julho 2020. Baseando-se nas mudanças e transformações advindas da quarta revolução industrial, também retratadas nestas novas DCNs, o papel do administrador mudou, o curso está em processo de mudança, e neste contexto, o conjunto de competências que o professor deve apresentar para atuar como profissional docente no ensino superior em Administração também mudou. Este trabalho, tem por objetivo identificar e mapear as competências já presentes no perfil dos docentes da graduação em Administração e compará-las com as competências docentes mencionada nas novas DCNs. Através de um survey, realizado com 125 respostas válidas, mapeou-se o retrato das competências deste profissional, confirmada pelo teste de hipóteses que os mesmos, possuem os conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da função. Analisando as maiores médias, destacam-se os conhecimentos técnicos, ética e uso de metodologias ativas e as menores médias são retratadas no desenvolvimento didático-pedagógica e tecnológico-digital, mediação pedagógica e visão sistêmica. Os atributos presentes nos docentes como maiores médias, estão presentes nas competências esperadas do docente nas novas DCNs. As menores médias, também figuram entre os atributos necessários para exercer a função segundo as novas DCNs e, portanto, devem ser incrementadas nos docentes através do Programa Pedagógico do Curso (PPC) que será desenvolvido conforme a necessidade de cada Instituição de Ensino Superior (IES), mantendo assim o docente, ator fundamental para acontecer o processo de ensino e aprendizagem, atualizado e com as competências necessárias para exercício da função
Abstract: This work focuses on higher education in the undergraduate course in Administration, which is among the most numerous in Brazil, thus revealing it’s importance. The need for updating, already recognized, is reflected in the publication on the Ministry of Education (MEC) website of the new DCNs for the undergraduate course in Administration in July 2020. Based on changes and transformations arising from the fourth industrial revolution, also portrayed in the new DCNs, the role of the administrator has changed, the undergraduate course is in the process of change, and in this context, the set of skills that the professor must present to act as a professional professor in higher education in Administration has also changed. This work aims to identify and map the competences already present in the profile of professor in the undergraduate course in Administration and compare them with the professor competencies mentioned in the new DCNs. Through a survey carried out with 125 valid answers, the portrait of the skills of this professional was mapped, confirmed by the hypothesis test that they do have the knowledge, skills and attitudes for the exercise of function. Analyzing the highest averages, technical knowledge, ethics, and the use of active methodologies stand out, and the lower averages are portrayed in didactic-pedagogical and tecnological-digital development, pedagogical mediation and systemic vision. The atributes present in the higher averages, are present in the skills expected in the new DCNs. The lowest averages are also among attributes necessary to the exercise of the function according to the new DCNs and, therefore, must be increased in the professor through the Pedagogical Program of the Course (PPC) that will be developed according to the needs of each institution, thus keeping the professor, a key player in the teaching and learning process, up-to-date and with the necessary skills to perform the function
Palavras-chave: Ensino Superior
Competência docente
Graduação em Administração
novas DCNs
Higher education
Professor competence
Graduation in Administration
New DCNs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Priore, Paula Del. Novas diretrizes curriculares no curso de Administração 2020: as competências docentes no Ensino Superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24622
Data do documento: 16-Jun-2021
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