REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24458
Tipo: Dissertação
Título: Processos colaborativos do conhecimento na pandemia covid-19: um estudo de caso em instituição de ensino superior
Autor(es): Motta, Diego Misael da Silva
Primeiro Orientador: Dowbor, Ladislau
Resumo: As Instituições de Ensino Superior têm enfrentado desafios provenientes das mudanças nos cenários organizacionais e sociais. O conhecimento deve ser tratado como elemento chave que integra os saberes e sua rede participativa de compartilhamentos. Para tanto, os processos colaborativos do conhecimento sugerem como os professores das IES podem contribuir com os rumos do curso de graduação em administração, para que os alunos sejam formados em conformidade com as necessidades do mercado no período de pandemia, como o COVID-19. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender como os professores dos cursos de graduação compartilham ideias e inovações durante aulas remotas de forma colaborativa e como discutem entre si as melhores práticas adotadas no período da pandemia. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico e consulta às bases científicas como Web of Science e Google Scholar para embasamento, aprofundamento e atualização do conhecimento sobre os temas. Foi realizada uma pesquisa eletrônica anônima, via questionário Google Forms. Com as respostas coletadas comprovam que, os professores, frente a um desafio específico, buscaram alternativas para suas aulas e compartilharam suas ideias com os outros colegas, também professores. Além disso, encontraram metodologias e ferramentas que trouxeram melhores resultados às aulas, contribuindo com a continuidade dos estudos dos alunos da graduação no ensino superior
Abstract: Higher-educational institutions have been facing challenges from organizational and social environment. Knowledge is the key for different disciplines integration in their participative sharing network. Therefore, the collaborative knowledge construction processes address how professors can contribute for undergraduate business administration courses, ensuring that students fulfill labor market needs during in the pandemic period, such as COVID 19. This academic paper aims to understand and describe how business administration professors share ideas and innovation during remote classes in a collaborative way and how they discuss about better practices taken during the COVID-19 pandemic. As consequence, a bibliographic study and scientific database researching were made from Web of Science and Google Scholar, in order to support and update the knowledge on this matter. There is an anonymous survey conducted via Google Forms. The answers collected prove that professors facing specific challenges were able to figure out alternatives for their classes and share those ideas with other coworkers. They searched and found methodologies and tools for better classes contributing for students to carry their undergraduate courses
Palavras-chave: Conhecimento
Gestão do conhecimento
Processos colaborativos do conhecimento
Knowledge
Knowledge management
Collaborative knowledge processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Motta, Diego Misael da Silva. Processos colaborativos do conhecimento na pandemia covid-19: um estudo de caso em instituição de ensino superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24458
Data do documento: 9-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Misael da Silva Motta.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.