REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Judson de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992051799177170pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, Leonardo Nelmi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128983828748446pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T18:52:47Z-
dc.date.available2022-02-02T18:52:47Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationVieira, Judson de Carvalho. Assédio moral: um estudo de caso em uma organização bancária de varejo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24328-
dc.description.resumoNa atualidade, as organizações bancárias são forçadas, cada vez mais, a adaptarem-se às mudanças nos campos tecnológico, de gestão e comportamental, a fim de alcançarem resultados positivos e tornarem-se mais competitivas, embora tal contexto situacional possa gerar tensão e conflitos no ambiente de trabalho. Em decorrência disso, as organizações bancárias de varejo tornaram-se espaços de competição, facilitando, por conseguinte, comportamentos e atitudes, que provocam condutas conflituosas e, até mesmo, o assédio moral. Nessa perspectiva, essa Dissertação tem como tema o assédio moral no ambiente organizacional bancário, fundamentado pelas teorias, que abordam o conflito interpessoal e sua evolução para o assédio moral. Com base na literatura, que discute conceitos de conflitos interpessoais, assédio moral e assédio moral organizacional, realizamos o estudo de dois casos reais, que nos permitiram identificar as circunstâncias em que ocorreram o assédio moral e evidenciar, por meio de premissas, os elementos, que favoreceram a ocorrência dessa violência e as ações que poderiam evitar novas situações de assédio e melhorar a qualidade de vida de funcionários das organizações bancáriaspt_BR
dc.description.abstractNowadays, banking organizations are increasingly forced to adapt to changes in technological, management and behavioral fields, in order to achieve positive results and become more competitive, although such a situational context can generate tension and conflicts in the work environment. As a result, retail banking organizations have become spaces for competition, thus facilitating behaviors and attitudes that cause conflicted conducts and even workplace bullying. In that perspective, this study aims to discuss the workplace bullying in banking organizations, based on theories, which address interpersonal conflict and its evolution to workplace bullying. Based on the literature which discusses concepts of interpersonal conflicts, workplace bullying and workplace bullying at the organizational level, this research carried out the study of two real cases, which allowed us to identify the circumstances in which workplace bullying occurred and to show, through premises, the elements, that favored the occurrence of this violence and actions that could prevent new situations of workplace bullying and improve the quality of life of employees of banking organizationsen_US
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAssédio moral nas organizaçõespt_BR
dc.subjectAssédio moral organizacionalpt_BR
dc.subjectCase studyen_US
dc.subjectWorkplace bullyingen_US
dc.subjectOrganizational workplace bullyingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAssédio moral: um estudo de caso em uma organização bancária de varejopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Judson de Carvalho Vieira.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.