REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24241
Tipo: Dissertação
Título: Arte no ensino médio: a prática docente segundo professoras de escolas públicas do estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Art in high school: the teaching practice according to public school teachers of the state of São Paulo
Autor(es): Spada, Ana Carolina Castello Branco
Primeiro Orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, analítico-descritiva da percepção sobre a prática docente de professoras de Arte, em atuação no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino Básico de São Paulo. Considerando o contexto da formação docente em Artes Visuais, os currículos e a legislação, esta pesquisa investigou a prática segundo a percepção de profissionais do ensino de Arte, com o objetivo de identificar e analisar as características dessas práticas que estão sendo efetivadas no chão da escola. Foram identificadas, também, as sugestões apontadas pelas professoras para uma formação docente mais conectada com a realidade da sala de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, em plataforma online, de forma a responder às seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as práticas desenvolvidas por professores(as) de Arte que estão em atuação no Ensino Médio da rede estadual de ensino em São Paulo? Para o(a) docente em atuação na realidade escolar, o que é uma prática bem-sucedida no ensino da Arte? Que sugestões as docentes em exercício têm como contribuição para a formação de professores(as)? Os dados obtidos foram organizados em quadros-síntese de informações, cujas análise permitiram confirmar as seguintes hipóteses: as práticas consideradas possíveis pelas docentes em atuação são totalmente distantes do currículo oficial; as práticas bem-sucedidas apontadas pelos(as) docentes demonstram percepção social por parte dos(as) professores(as). Forneceram apoios teóricos para a pesquisa, estudos sobre a função da escola e dos(as) professores(as), a formação de professores(as), o currículo e o ensino da Arte, com autores como: Gimeno Sacristán, Apple, Waller, Campos, Barbosa, Martins e Camillis
Abstract: This research has chosen a qualitative, analytical-descriptive nature of the perception about the teaching practice of art teachers, acting in the high school of São Paulo state school system. Taking into consideration the context of teachers’ formation in Visual Arts, the curricula and legislation, this research investigated the practice according to the perception of professionals of the art teaching, aiming to identifying and analyzing the characteristics of these practices which have been implemented in the school daily routine. It was also possible to identify suggestions pointed out by the teachers for a teaching formation more connected to the reality of the classroom. Data collection was accomplished by means of semi-structured interviews, using online platforms, in order to answer the following research questions: What are the practices developed by the art teachers who work in the high school of São Paulo state school system? For this teacher, who work in the school reality, what is considered to be a well succeeded practice in the teaching of art? Which suggestions do the acting teachers have as contribution to the teacher education? The data obtained was organized in charts and tables, whose analysis allowed to confirm the following hypothesis: the practices considered to be possible by the teachers are totally distant from the official curriculum; the well succeeded practices pointed out by the teachers show social perception by those teachers; their proposals for the teachers’ formation indicate that the contact of the undergraduate student with the school must occur during all the undergraduate education and not only at the moment of the supervised internships. The following authors were part of the theoretical basis for the research, with studies about the function of the school and the teachers, the teacher education, the curriculum and the teaching of art: Gimeno Sacristán, Apple, Waller, Campos, Barbosa, Martins and Camillis
Palavras-chave: Arte - Estudo e ensino
Professores de arte - Formação profissional
Professores do Ensino Médio
Art - Study and teaching
Art teachers - Occupational training
Teachers of the High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Spada, Ana Carolina Castello Branco. Arte no ensino médio: a prática docente segundo professoras de escolas públicas do estado de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24241
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA CASTELLO BRANCO SPADA.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.