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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Flávia Bastos de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9122279393502420 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wanderley, Mariangela Belfiore | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1607135223976666 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T20:25:41Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T20:25:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Flávia Bastos de. A educação permanente em serviços nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24196 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta uma perspectiva de análise dos contextos da educação permanente nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, relacionados ao projeto ético político profissional. Ele buscou observar e considerar os processos de formação realizados com assistentes sociais, sob o olhar da gestão, em duas instituições: O Núcleo de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, e o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SP 9ª Região. Os capítulos apresentam o processo de construção da educação permanente pela ciência da educação até chegar aos significados da educação permanente na atualidade, ilustrando a historicidade do fenômeno em relação às políticas sociais públicas brasileiras, onde a educação é a precursora de sua operacionalização, seguida pela regulamentação na saúde e mais recentemente, na política nacional de assistência social. Abordamos as condições do mundo do trabalho, sob a perspectiva dos contextos vividos pelo assistente social, recuperando o processo histórico de sua profissionalização, determinada pelas relações nessa sociedade capitalista. No último capítulo, examinamos os resultados obtidos com a pesquisa, buscando a efetiva realização e as condições da operacionalização da educação permanente, sob os parâmetros conceituais consultados na pesquisa bibliográfica aqui referida. Apontamos, finalmente, certo distanciamento do conceito dado pela educação permanente enquanto metodologia de ensino-aprendizagem crítica e ativa, frente aos modelos executados pelas instituições pesquisadas, assim como a pouca relação dos conhecimentos utilizados pelos entrevistados, acerca do conceito da educação permanente aludido nesse estudo | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents a perspective of analysis of the contexts of permanent education in the socio-occupational spaces of the social worker, related to the professional political ethical project. It sought to observe and consider the training processes carried out with social workers, from the perspective of management, in two institutions: “O Núcleo de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do estado São Paulo”, and the “Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SP 9ª Região”. The chapters present the process of building permanent education through the science of education until it reaches the meanings of permanent education today. Illustrates its historicity in relation to Brazilian public social policies, where education is the precursor to its operationalization, followed by health regulations and more recently, the national social assistance policy. Addresses the conditions of the work environment, from the perspective of the contexts experienced by the social worker and, recovering the historical process of its professionalization, determined by the relations in this capitalist society. In the last chapter, we examined the results obtained with this research, seeking the effective fruition and the conditions for the operationalization of permanent education, under the conceptual parameters consulted in the bibliographic research mentioned here. Finally, we point out a certain distance from the concept given by permanent education as a critical and active teaching-learning methodology in comparison to the models implemented by the researched institutions. As well as, weak relation of the knowledge used by the interviewees, about the concept of permanent education mentioned in this study | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | en_US |
dc.subject | Social work | en_US |
dc.subject | Social workers | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.title | A educação permanente em serviços nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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