REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomito, João Victor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660605128832175pt_BR
dc.contributor.advisor1Longhi, Carla Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4393774880761973pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T14:50:49Z-
dc.date.available2021-11-16T14:50:49Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.citationRomito, João Victor. Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23974-
dc.description.resumoOs games eletrônicos (também conhecido como vídeo games) hoje constituem uma grande parte da indústria do entretenimento, tornando-se parte integrante da cultura contemporânea. Entendendo que os games, estabeleceram uma forma de narrativa própria a partir de diversas mídias (história em quadrinhos, cinema, televisão, entre outros) o estudo buscará analisar esta nova mídia dentro de sua perspectiva histórica, atentando assim para o estudo de um novo tipo de fonte. Para tanto será feito uma análise (que não se propõe em ser uma análise semiótica, contudo alguns de seus conceitos suportam metodologicamente a pesquisa) dos três primeiros games da franquia Metal Gear iniciada em 1987, visando entender as relações que estes jogos estabelecem com certas temáticas do seu contexto de produção, como a perspectiva de quebra do poder internacional mediante ao fim da lógica da bipolaridade, a construção de um discurso de que os Estados Unidos antes guardião do bloco não comunista, agora deveria assumir um papel de guardião “mundial” (Metal Gear, 1987 e Metal Gear 2: Solid Snake); a transformação da questão do terrorismo, que nos anos 60,70 estava vinculada as lutas de grupos por independência e autonomia em um determinado território, mas partir da década de 1990 ganha um novo aspecto, sendo utilizado para definir uma vasta gama de conflitos que envolvem atores não estatais (Metal Gear Solid 1998)pt_BR
dc.description.abstractElectronic games (also known as video games) today constitute a large part of the entertainment industry, becoming an integral part of contemporary culture. Understanding that games have established their own narrative form from different media (comics, cinema, television, among others) the study will seek to analyze this new media within its historical perspective, thus paying attention to the study of a new type font. Therefore, an analysis will be made (which is not intended to be a semiotic analysis, however some of its concepts methodologically support the research) of the first three games of the Metal Gear franchise started in 1987, aiming to understand the relationships that these games establish with certain themes. in vogue during its production context, such as the prospect of breaking international power through the end of the logic of bipolarity, the construction of a discourse that the United States, once the guardian of the non-communist bloc, should now assume a guardian role “ worldwide ”(Metal Gear, 1987 and Metal Gear 2: Solid Snake); the transformation of the issue of terrorism, which in the 1960s was linked to the struggles of groups for independence and autonomy in a given territory, but since the 1990s it gains a new aspect, being used to define a wide range of conflicts involving non-state actors (Metal Gear Solid 1998)en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectGames Metal Gearpt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectVideo gamesen_US
dc.subjectMetal Gear Gamesen_US
dc.subjectFantasy gamesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titlePara um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solidpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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