REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23826
Tipo: Dissertação
Título: Geometria esférica: o elo entre matemática e astronomia
Autor(es): Kovacevic, Milenko Schiavetti Basilio
Primeiro Orientador: Silva, Benedito Antônio da
Resumo: Esta pesquisa investigou os conhecimentos a serem mobilizados que são necessários para estudos de Astronomia Posicional nos anos finais da Educação Básica, empregando interdisciplinaridade de Geometria Esférica. Buscamos elucidar a razão de ser da Astronomia, partindo de uma concepção de educação que se entenda como um processo integral que reúne diversas áreas de conhecimento. Recorremos a um estudo bibliográfico, desenvolvido com base em produções textuais que contemplam a Astronomia Posicional em seu contexto histórico de origem e apresentamos um estudo histórico sobre o ensino da Geometria Esférica nas disciplinas Matemática e Astronomia nos currículos nacionais. O referencial teórico baseia-se na Teoria da Transposição Didática e na Teoria Antropológica do Didático. Sob esta ótica, diferentes objetos de ensino têm inter-relações hierárquicas que permitem identificar suas respectivas estruturas ecológicas na gênese de conceitos matemáticos apoiados na ideia de nicho, habitat, cadeia alimentar e ecossistema
Abstract: This research investigated the knowledge to be mobilized that is necessary for Positional Astronomy studies in the final years of Basic Education, employing interdisciplinarity of Spherical Geometry. We sought to elucidate the raison to beof Astronomy, starting from a concept of education that is understood as an integral process that brings together various areas of knowledge. We engageda bibliographic study, developed on the basisoftextual productions that contemplate Positional Astronomy in its historical context of origin and we present a historical study on the teaching of Spherical Geometry in the disciplines of Mathematics and Astronomy in national curricula. The theoretical framework is based on the Theory of Didactic Transposition and on the Anthropological Theory of Didactics. Under this perspective, different teaching objects have hierarchical interrelations that allow identifying their respective ecological structures in the genesis of mathematical concepts supported by the idea of niche, habitat, food chain and ecosystem
Palavras-chave: Geometria não-Euclidiana
Astronomia - Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometry, Non-Euclidean
Astronomy - Study and teaching
Mathematics (High school) - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Kovacevic, Milenko Schiavetti Basilio. Geometria esférica: o elo entre matemática e astronomia. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23826
Data do documento: 18-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.