REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoes, Pedro Agnelo Camargo-
dc.contributor.advisor1Costa, Rogério da-
dc.date.accessioned2021-07-27T12:39:26Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationGoes, Pedro Agnelo Camargo. Cultura e semiótica na formação escolar infantil: como os jovens aprendizes estão construindo seu capital cultural na dependência das mídias. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23633-
dc.description.resumoA dissertação aqui apresentada investiga o papel do capital cultural e, principalmente, as consequências da sua carência no processo educacional formalizado. Seu objetivo principal é explorar o papel da cultura e sua compreensão, através das mídias, nos processos de aprendizagem da criança. Busca-se responder a questões tais como: o desenvolvimento do indivíduo, diante de um quadro de carência de capital cultural é afetado de que forma? Quais as vantagens de um ensino focado no desenvolvimento cultural do indivíduo? Pretende-se buscar uma resposta através do debate entre os levantamentos bibliográficos e investigações de cursos e escolas trazidos na dissertação que possuem o foco do desenvolvimento cultural da pessoa. É proposta a hipótese de que o aluno e a aluna se conectam com o conteúdo escolar através da relação que estabelecem com sua bagagem cultural, criando análises simbólicas a partir de seus conhecimentos em seus contextos de vida. Para compreender essa bagagem cultural, a dissertação explora o papel atual da cultura na sociedade e como ela é retratada pela mídia. A dissertação investiga as conexões da cultura com o processo educacional, assim como a importância, na atualidade, do papel que os meios técnicos vêm exercendo como canal quase que exclusivo de aporte cultural aos mais jovens. A dissertação tem como base para discussão e investigação uma série de entrevistas com cursos e escolas, bem como matérias jornalísticas, artigos e levantamento bibliográfico focado na cultura e no processo educacional do indivíduo. Os autores que devem apoiar essa investigação são Bourdieu, Freire, Vygotsky, Ausubel entre outros, que trazem valiosas análises no processo subjetivo comunicacional de Gazzaley, Bateson e Logan que trabalham os impactos dos meios técnicos e a comunicação da cultura. A dissertação terá como objetivo criar uma hipótese completa sobre a importância desse capital cultural para o indivíduo e seu papel em sua formação educacionalpor
dc.description.abstractThe dissertation presented here investigates the role of cultural capital and, mainly, the consequences of its lack in the formalized educational process. Its main objective will be to explore the role of culture and its understanding, through the Media, in the child's learning processes. We seek to answer questions such as: how does the individual's development, in the face of a lack of cultural capital, be affected? And what are the advantages of teaching focused on the cultural development of the individual? It is intended to seek an answer through the debate between the bibliographical surveys and investigations of courses and schools brought in the dissertation, which have the focus of the person's cultural development. It is proposed the hypothesis that the student and the student connect with the school content through the relationship they establish with their cultural background, creating symbolic analyzes from their knowledge in their life contexts. To understand this cultural background, the dissertation explores the current role of culture in society and how it is portrayed by the media. The dissertation investigates the connections between culture and the educational process, as well as the importance, nowadays, of the role that technical means have been playing as an almost exclusive channel of cultural support for young people. The dissertation has as basis for discussion and investigation a series of interviews with courses and schools, as well as journalistic articles, academic articles and bibliographic survey focused on the individual's culture and educational process. The authors who must support this investigation are Bourdieu, Freire, Vygotsky, Ausubel and others, who bring valuable analyzes in the subjective communicational process and Gazzaley, Bateson, Logan and others who analyze the impacts of technology and the communication of culture. Thus, the dissertation will aim to create a complete hypothesis about the importance of this cultural capital for the individual and its role in their educational backgroundeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53694/Pedro%20Agnelo%20Camargo%20Goes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCrianças - Formaçãopor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChild rearingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCultura e semiótica na formação escolar infantil: como os jovens aprendizes estão construindo seu capital cultural na dependência das mídiaspor
dc.title.alternativeCulture and semiotics in children's school education: how young apprentices are building their cultural capital in dependence on the mediaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Agnelo Camargo Goes.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.