REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCianflone, Luciana Paula de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8526313H8por
dc.contributor.advisor1Lanza, Leni Boghossiam-
dc.date.accessioned2021-01-20T13:49:08Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.citationCianflone, Luciana Paula de Almeida. O uso da tecnologia moodle na prática docente em um curso técnico em enfermagem. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23446-
dc.description.resumoA utilização da internet a partir dos anos 90 aliada ao avanço das tecnologias multimídia foram instrumentos de auxílio aos docentes na qualificação do processo ensino-aprendizagem. A formação dos técnicos em enfermagem por muitos anos não se utilizou das tecnologias de informação, mas atualmente o ensino e uso de plataformas pode ser um aliado juntamente com métodos ativos de aprendizagem. Pretendeu-se identificar as possibilidades e obstáculos à utilização da plataforma Moodle num curso técnico em enfermagem. Com características qualitativas, exploratório e descritivo, o estudo contou com a participação de 10 docentes enfermeiros e por meio do grupo focal foram colhidos depoimentos, organizados de acordo com o Discurso do Sujeito Coletivo, e posteriormente tematizados. Emergiram três grandes categorias temáticas: o uso da plataforma Moodle e dos métodos ativos de aprendizagem; a infraestrutura da instituição e o comprometimento do discente no processo aprendizagem. Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica inovadora, mas que necessitará da capacitação contínua dos docentes e de sua motivação. Por outro lado, há necessidade de que a realidade e necessidades dos alunos sejam focos de mais investigação dos docentes e instituição de ensino. Almejam-se novos estudos nessa direção buscando-se a inovação e autonomia destes profissionais de saúdepor
dc.description.abstractThe use of the internet since the 1990s combined with the advancement of multimedia technologies were the instruments to help teachers to qualify the teaching-learning process. The training of nursing technicians for many years has not used information technologies, but currently the process of teaching and the use of platforms can be an ally together with active learning methods. It was intended to identify the possibilities and obstacles to the use of the Moodle platform in a technical nursing course. With qualitative, exploratory and descriptive characteristics, the study counted on the participation of 10 professors that were nurses and through the focus group, statements were collected and organized according to the Collective Subject Discourse, and later themed. Three major thematic categories emerged: the use of the Moodle platform and active learning methods; the institution's infrastructure and the student's commitment to the learning process. There are perspectives for the inclusion of active learning methodologies in the practice of teachers, which can become an innovative pedagogical strategy, but which requires the continuous training of teachers and their motivation. On the other hand, there is a need for the reality and needs of students to be the focus of further research by teachers and educational institutions. New studies are sought in this direction, seeking the innovation and autonomy of these health professionalseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53066/Luciana%20Paula%20de%20Almeida%20Cianflone.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTécnico de enfermagempor
dc.subjectCapacitação profissionalpor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectMoodle (Software)por
dc.subjectNursing technicianeng
dc.subjectProfessional trainingeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectMoodle platformeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleO uso da tecnologia moodle na prática docente em um curso técnico em enfermagempor
dc.title.alternativeThe use of Moodle technology in teaching practice in a technical nursing course of a public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Paula de Almeida Cianflone.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.