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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23081
Tipo: | Dissertação |
Título: | Constituição de identidade e processo de escolarização: estudo de narrativas de vida de sujeitos da classe trabalhadora |
Título(s) alternativo(s): | Identity constitution and schooling process: study of life narrative of working class subjects |
Autor(es): | Albuquerque, Benivaldo Bezerra de |
Primeiro Orientador: | Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de investigar o processo de constituição da identidade de sujeitos da classe trabalhadora, enfatizando o processo de escolarização como um de seus determinantes; assim, esta pesquisa visa identificar, através da análise das narrativas de história de vida, os processos de metamorfose e/ou de mitificação das identidades, relacionadas aos processos de escolarização. Para responder a estes questionamentos, realizou-se um estudo sobre a construção histórica das sociedades desiguais na América Latina, considerando como determinantes o processo de colonização, escravidão e desigualdade na formação da identidade de seus habitantes. No capítulo teórico, apresentou-se o pensamento de Wilhelm Reich a respeito da psicologia das massas do fascismo, a psicologia de Silvia Lane e os conceitos de identidade como metamorfose e mitificação da identidade de Antônio da Costa Ciampa, além de questões relacionadas à desumanização dos oprimidos, com base no pensamento de Paulo Freire. Utilizou-se como procedimento de coleta de dados entrevistas não diretivas, com foco na história de vida de dois sujeitos, seguindo a proposta de Szymanski, Almeida e Prandini de entrevista reflexiva. Na segunda parte da pesquisa os entrevistados tiveram acesso à entrevista produzida pelo outro entrevistado e sobre ela teceram comentários. A análise das entrevistas permitiu concluir que o processo de escolarização foi um dos elementos que contribuíram para a constituição da identidade dos sujeitos, porém não cumpriu com sua função primordial de instância formadora para a libertação e emancipação deles |
Abstract: | This study aims at investigating the process of identity constitution of working class subjects, highlighting the schooling process as one of its determinants. The objective of this work is to identify, based on the analysis of life narratives, the processes of metamorphosis and/or mythification of identities, related to schooling processes. In order to answer these questionings, a study was developed about the historical construction of unequal societies in Latin America, considering as its determinants the process of colonization, slavery and inequality in the construction of the identity of its inhabitants. The theoretical chapter presents the ideas of Wilhelm Reich concerning mass psychology of fascism, Silvia Lane’s psychology and the concepts of identity as metamorphosis and mythification of identity by Antonio da Costa Ciampa, as well as questions related to the dehumanization of oppressed people, based on the ideas of Paulo Freire. The procedure used to collect data was non-directed interviews, focused on the life story of two subjects, following the proposal of Szymanski, Almeida and Prandini of reflexive interview. In the second part of the research the participants had access to each other’s interview and commented on them. The analysis of the interviews led us to the conclusion that the schooling process was one of the elements that constituted their identities, though it did not accomplish its main function of educating for freedom and emancipation |
Palavras-chave: | Trabalhadores - Educação Identidade social Desigualdade social Working class - Education Group identity Social inequality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Albuquerque, Benivaldo Bezerra de. Constituição de identidade e processo de escolarização: estudo de narrativas de vida de sujeitos da classe trabalhadora. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23081 |
Data do documento: | 13-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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