???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23032
Tipo do documento: Tese
Título: Professoras iniciantes e bem-sucedidas: análise das estratégias didáticas de professoras bem-sucedidas no início de carreira
Autor: Gomes, Fernanda Oliveira Costa 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o trabalho de professoras consideradas bem-sucedidas no início de carreira e suas estratégias para a superação das dificuldades próprias da docência. A curiosidade sobre a temática apresentada surgiu das angústias, idealizações, frustrações e realizações de minha própria experiência na carreira docente, tanto no trabalho como professora do ensino fundamental I, como no trabalho como professora do ensino superior. Por esse motivo, as dificuldades didáticas de professores do ensino fundamental foram objeto de estudo em uma pesquisa desenvolvida por mim em 2013 e defendida em 2014 em nível de mestrado. Alcançados os objetivos da pesquisa, outras dúvidas surgiram e outras curiosidades se manifestaram, por esse motivo a presente pesquisa parte da seguinte problemática: Diante das dificuldades próprias da profissão docente, quais são os procedimentos ou estratégias didáticas que professoras consideradas bem-sucedidas, desenvolveram para alcançar os objetivos de sua profissão? O objetivo da pesquisa consistiu em identificar junto às professoras iniciantes consideradas bem-sucedidas as disposições presentes nas estratégias e características das ações didáticas para alcançar os objetivos de sua função no âmbito da sala de aula e superar as dificuldades próprias da docência. A hipótese deste trabalho consiste na afirmação de que a formação no ensino superior é essencial para o sucesso no desenvolvimento do trabalho docente, aliado às facetas do habitus desenvolvido pelo indivíduo em outras circunstâncias na composição de disposição da área didática a partir de saberes contribuindo para o desempenho profissional docente. Visando responder a tal conjunto foram utilizados os procedimentos de entrevista e observação para a coleta de dados. Participaram da pesquisa três professoras iniciantes do ensino fundamental I, atuantes em escolas da rede pública municipal da cidade de São Paulo. São elas: Júlia, Alice e Sofhia (nomes fictícios). As observações ocorreram do mês de Junho de 2017 ao mês de Maio de 2018. Já as entrevistas ocorreram gradativamente dos horários de HA (Hora Atividade) das professoras. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi composto por três teóricos: Pierre Bourdieu, Michael Huberman e Alda Junqueira Marin. Dos estudos de Bourdieu foi utilizado o conceito de Habitus. Os estudos de Huberman subsidiam uma categorização do ciclo de vida dos professores, em especial os conceitos referentes ao início de carreira ― “choque de realidade” e “exploração” ― são indispensáveis. Em relação à Didática utilizar-se-ão os estudos de Marin, que define as feições da Didática
Abstract: This research has as its theme the work of teachers considered successful at the beginning of their careers and their strategies for overcoming the difficulties inherent to teaching. The curiosity about the subject presented arose from the anguishes, idealizations, frustrations and achievements of my own experience in the teaching career, both at work as a primary school teacher and as a higher education professor. For this reason, the didactic difficulties of elementary school teachers were the object of study in a research developed by me in 2013 and defended in 2014 at master's degree. Once the objectives of the research were achieved, other doubts arose and other curiosities were expressed. Because of this, the present research is based on the following problem: Faced with the difficulties inherent in the teaching profession, what are the didactic procedures or strategies that teachers considered successful developed to achieve the objectives of their profession? In order to answer this question, the interview and observation procedures were used for data collection. Three female novice elementary school teachers, working in public schools in the city of São Paulo, participated in the survey. They are: Júlia, Alice and Sofhia (fictitious names). The observations occurred from June 2017 to May 2018. The interviews took place gradually from the teachers' HA (Activity Hour) schedules. The theoretical framework used in the research is composed of three theoreticians: Pierre Bourdieu, Michael Huberman and Alda Junqueira Marin. From Bourdieu's studies the concept of Habitus will be used. Huberman's studies subsidize a categorization of the teachers' life cycle, especially the concepts referring to the beginning of a career ― "reality shock" and "exploration" ― are indispensable. In relation to Didactics, Marin's studies will be used, which defines the features of Didactics
Palavras-chave: Professores de ensino fundamental - Formação profissional
Didática
Professores iniciantes bem-sucedidos
Elementary school teachers - Occupational training
Didatics
Successful novice teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Gomes, Fernanda Oliveira Costa. Professoras iniciantes e bem-sucedidas: análise das estratégias didáticas de professoras bem-sucedidas no início de carreira. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23032
Data de defesa: 29-Jan-2020
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Oliveira Costa Gomes.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.