REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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dc.creatorMineiro, Renato Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425143Z8por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria José Ferreira da-
dc.date.accessioned2020-02-28T11:46:14Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationMineiro, Renato Mendes. Estudo das três dimensões do problema didático de inequações. 2019. 224 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22984-
dc.description.resumoIncomodados ao observar falhas de compreensão em tarefas que envolvem a resolução de inequações e a ausência de significado que o tema parece trazer aos alunos, decidimos empreender essa pesquisa, a fim de entender de que modo distintos aspectos ligados às dimensões epistemológica, econômico-institucional e ecológica do problema didático relativo às inequações podem contribuir com o desenvolvimento de um modelo didático de referência como base para a proposição de percursos de estudo e pesquisa para o ensino de desigualdades e inequações na Educação Básica. A fim de alcançar esse objetivo, realizamos uma análise documental, fundamentada nos pressupostos da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Apoiando-nos inicialmente no estudo da dimensão epistemológica, que se relaciona ao estudo da gênese e do desenvolvimento do saber matemático associado às inequações, concebemos um modelo epistemológico de referência (MER). Fundamentados por esse modelo, empreendemos um estudo da dimensão econômico-institucional, que se refere ao exame das praxeologias que podem se desenvolver para o estudo das inequações na Educação Básica, em busca das características do modelo epistemológico dominante (MED), ou seja, do modo como o saber associado às inequações é descrito e interpretado nos livros, manuais e diretrizes para a Educação Básica no Brasil e de como os reflexos dessa interpretação, cristalizados em um modelo didático dominante (MDD) se refletem no ensino. A análise desses estudos, desenvolvida por meio do confronto entre o MER e o MED, nos mostrou que a principal razão de ser das inequações na Educação Básica parece resumir-se na aprendizagem de técnicas de resolução, como um fim em si mesmo, sem considerar que na gênese desse saber se observam tarefas ligadas à comparação entre grandezas, à demonstração de propriedades de figuras geométricas, à demonstração de teoremas, à busca por valores aproximados de números irracionais e à determinação do campo de soluções viáveis em problemas de otimização. O estudo da dimensão ecológica, que se relaciona à identificação das condições e restrições que afetam o acesso dos alunos da Educação Básica às inequações nos mostrou que existem restrições em diferentes níveis hierárquicos de codeterminação didática, alguns dos quais modificáveis a partir da posição do professor, como os que se refletem nas suas escolhas didáticas, e outros em níveis superiores, inacessíveis ao professor, mas que podem ser modificados por meio de ações governamentais, como os relacionados às diretrizes curriculares e à formação de professores para o ensino de matemática. Por fim, ao considerar as contribuições advindas dos estudos que realizamos, propusemos um modelo didático de referência, que serviu de base à elaboração de percursos de estudo e pesquisa para o ensino de desigualdades e inequações.por
dc.description.abstractDisturbed by observing the misunderstandings in tasks involving the resolution of inequalities and the lack of meaning that the theme seems to bring to the students, we decided to undertake this research in order to understand how different aspects linked to the epistemological, the economic-institutional and the ecological dimensions of the didactic problem related to the inequalities can contribute to the development of a didactic reference model as a basis for proposing study and research paths for teaching inequalities in basic education. In order to achieve this goal, we performed a documentary analysis, based on the assumptions of the Anthropological Theory of the Didactic (ATD). Based initially on the study of the epistemological dimension, which is related to the study of the genesis and development of mathematical knowledge associated with inequalities, we conceived an epistemological reference model (MER). Based on this model, we undertake a study of the economic-institutional dimension, which refers to the examination of praxeologies that can be developed for the study of inequalities in basic education, in search of the characteristics of the dominant epistemological model (MED), that is, the how knowledge associated with inequalities is described and interpreted in books, manuals and guidelines for basic education in Brazil and how the reflexes of this interpretation, crystallized in a dominant didactic model (MDD) are reflected in teaching. The analysis of these studies, developed through the confrontation between MER and MED, showed us that the main reason to the existence of the inequalities in basic education seems to be summed up in learning resolution techniques as an end in itself, without considering that in the genesis of this knowledge are observed tasks related to the comparison between quantities, the demonstration of properties of geometric figures, the demonstration of theorems, the search for approximate values of irrational numbers and the determination of the field of viable solutions in optimization problems. The study of the ecological dimension, which is related to the identification of the conditions and restrictions that affect the access of basic education students to inequalities showed us that there are restrictions in different hierarchical levels of didactic codetermination, some of which can be modified from the teacher's position, such as those reflected in their didactic choices, and others at higher levels, inaccessible to the teacher, but which can be modified through governmental actions, such as those related to curriculum guidelines and teachers formation for mathematics teaching. Finally, considering the contributions from our studies, we proposed a didactic reference model, which was the basis for the elaboration of study and research paths for the teaching of inequalitieseng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/51552/Renato%20Mendes%20Mineiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/51749/RENATO%20MENDES%20MINEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectInequaçõespor
dc.subjectPercurso de estudo e pesquisapor
dc.subjectInequalitieseng
dc.subjectStudy and research patheng
dc.subjectAnthropological theory of the didacticeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEstudo das três dimensões do problema didático de inequaçõespor
dc.typeTesepor
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