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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22695
Tipo: | Tese |
Título: | App baseado em jogo e comportamentos de saúde de crianças com câncer |
Autor(es): | Amaral, Mariana |
Primeiro Orientador: | Malerbi, Fani Eta Korn |
Resumo: | Considerando a importância dos jogos para a instalação de comportamentos de saúde por meio de estratégias comportamentais e educacionais, pretendeu-se identificar as contingências de reforçamento envolvidas no app AlphaBeatCancer, e verificar se o mesmo seria capaz de evocar comportamentos de adesão ao tratamento de pacientes pediátricos com Leucemia Linfoblástica Aguda. Buscou-se verificar também se o uso deste app pelos participantes seria acompanhado de mudanças nas suas descrições sobre o câncer e seu tratamento, e identificar suas opiniões sobre o app. Participaram seis meninas e dois meninos, entre 5 e 13 anos de idade. Os dados de adesão foram coletados diariamente junto às mães via ligação telefônica ou whatsapp. Dados de cinco participantes durante a linha de base mostraram uma taxa relativamente alta e estável. Após jogarem AlphaBeatCancer, as duas crianças cujas mães forneceram dados sobre a adesão na fase de intervenção mantiveram taxas semelhantes às da linha de base. As seis crianças responderam, individualmente, antes e depois de usar o jogo, a um roteiro no qual a pesquisadora fazia perguntas sobre doença e o tratamento. O número de respostas corretas aumentou significantemente após a utilização do jogo, que foi avaliado positivamente pelas crianças. Hipotetizou-se que as altas taxas de adesão na linha de base podem ter sido resultantes da atuação do serviço de Psico-Oncologia infantil no hospital. O aumento do número de informações sobre o câncer e seu tratamento não foi acompanhado de um aumento na adesão para os poucos pacientes cujos dados foram obtidos. Os limites do estudo incluem o reduzido tamanho da amostra e a escolha dos comportamentos de autocuidados avaliados |
Abstract: | Considering the importance of games for the installation of health behaviors through behavioral and educational strategies, it was intended to identify the contingencies of reinforcement involved in the AlphaBeatCancer app, and to verify whether the same would be capable of evoking behaviors of adherence to the treatment of pediatric patients with acute lymphoblastic leukemia. It was also sought to verify whether the use of this app by the participants would be accompanied by changes in their descriptions about cancer and its treatment, and identify their opinions about the app. Six girls and two boys, between 5 and 13 years of age, participated in the study. The adherence data were collected daily by the researcher via telephone or whatsapp with the patient’s mothers. Data from five participants during the baseline showed a relatively high and stable rate. After playing AlphaBeatCancer, the two children whose mothers provided data on adherence in the intervention phase maintained rates similar to those of the baseline. The six children responded, individually, before and after using the game, to a script in which the researcher asked questions about disease and treatment. The number of correct answers increased significantly after the use of the game, which was positively evaluated by the children. It was hypothetized that high adherence rates at baseline may have resulted from the performance of the Child Psycho-oncology service of the hospital. The increase in the number of information on cancer and its treatment was not accompanied by an increase in adherence of the few patients whose data were obtained. The limits of the study include the reduced sample size and the choice of the self-care behaviors evaluated |
Palavras-chave: | App AlphaBeatCancer Câncer em crianças - Aspectos psicológicos Câncer - Tratamento AlphaBeatCancer App Cancer in children - Psychological aspects Cancer - Treatment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Amaral, Mariana. App baseado em jogo e comportamentos de saúde de crianças com câncer. 2019. 158 f. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22695 |
Data do documento: | 27-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
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