Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22614
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reflexão do papel do estágio curricular supervisionado na formação profissional na licenciatura em educação física |
Título(s) alternativo(s): | Reflection of the role the supervised practice in professional formation in the graduation course in Physical Education |
Autor(es): | Adamecz Filho, Francisco |
Primeiro Orientador: | D'Avila, Ronaldo |
Resumo: | Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado na Educação Básica é parte integrante da formação profissional na faculdade de Educação Física e proporciona ao discente a observação e reflexão da realidade escolar nos aspectos pedagógicos e sociais, articulando teoria e prática, para que possa adequar os conteúdos à realidade que estiver inserido. Objetivo: Discutir e investigar qual o papel na visão dos discentes do Estágio Curricular Supervisionado na formação profissional. Materiais e Métodos: A população do estudo foi composta por 15 alunos do 6º período de um curso de Licenciatura em Educação Física. Aplicou-se uma entrevista baseada em um questionário com perguntas abertas, na qual as questões foram norteadas para a reflexão do papel do Estágio Curricular Supervisionado na formação profissional, na relação teoria e prática, na observação de outros profissionais e das unidades escolares. A análise dos dados foi feita através do método de análise de conteúdo. Resultado: Através da análise das transcrições das entrevistas foram criadas 6 categorias. Para cada uma delas foram retirados trechos das entrevistas com intuito de gerar um material condizente com a reflexão dos estudantes. Conclusão: Todos os discentes apontaram a importância da realização do estágio para a formação profissional, bem como a oportunidade de vivenciar uma unidade escolar e suas características. Porém, alguns discentes demonstraram em seus discursos insatisfação em relação aos conteúdos observados, na atuação de alguns dos profissionais supervisores, na integração da Educação Física dentro da escola e também a ausência de oportunidade da regência |
Abstract: | Introduction: A supervised practice in basic education scholls is part of the curriculum of physical education colleges and provides students with observation and reflection of the professional reality in pedagogical and social aspects, articulating theory and practice. Objective: To evaluate the perceptions of the students of physical education about the supervised practice. Materials and Methods: The study population consisted of 15 students from the 6th semester of the graduation course in Physical Education. An interview was conducted based on a questionnaire with open questions. The questions were about the perception of the role of the supervised practice in professional training, relationship between theory and practice, and the relationship among physical professional with the other professional of the school units. Data analysis was done using the content analysis method. Result: With the interview transcriptions, 6 categories were created. For each of them, excerpts from the interviews were taken to generate a material consistent with the student’s reflection. Conclusion: All the students pointed to the importance of the supervised practice for the professional formation. However, some students demonstrated in their speeches dissatisfaction in relation to the observed contents, the work of some professional supervisors, the integration of Physical Education within the school and also, the lack of opportunity to teach during the activies |
Palavras-chave: | Educação física Formação profissional Ensino superior Programas de estágios Physical education Occupational training College education Supervised practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
Citação: | Adamecz Filho, Francisco. Reflexão do papel do estágio curricular supervisionado na formação profissional na licenciatura em educação física. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22614 |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Adamecz Filho.pdf | 721,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.