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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos de um procedimento de ensino de leitura e de escrita, baseado no paradigma de equivalência de estímulos, sobre o desempenho de um jovem com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Effects of a reading and writing teaching procedure, based on the stimulus equivalence paradigm, on the performance of a young person with intellectual disability
Autor: Fonteles, Verônica Siqueira 
Primeiro orientador: Gioia, Paula Suzana
Resumo: Resultados promissores direcionados ao ensino de leitura e de escrita ocorreram na aplicação da tecnologia derivada das pesquisas em equivalência de estímulos. A presente pesquisa teve como objetivo a avaliação de um procedimento de leitura e de escrita de orações para uma criança com deficiência intelectual por meio do uso do paradigma de equivalência, aplicado com o auxílio do software JClic, que tem a proposta de ser uma ferramenta de criação de jogos e atividades interativas. O participante do estudo é do sexo masculino, com 11 anos de idade e apresenta quadro clínico sugestivo de síndrome de Weaver e deficiência intelectual leve. O procedimento foi composto pelas seguintes fases: (a) avaliação do repertório inicial da criança; (b) ensino e testes de relações de leitura e escrita; (c) teste de recombinação de palavras e orações; (d) avaliação final; e (e) avaliação do desempenho da criança depois de 30 dias de término da intervenção. Os resultados obtidos na avaliação inicial e avaliação final (porcentagem de acertos na leitura e escrita das orações) permitiram estabelecer o desempenho da criança em relação a leitura e escrita, tendo ocorrido não apenas a leitura de palavras e orações ensinadas, como também leitura e escrita emergente de orações com as palavras recombinadas. O procedimento mostrou-se efetivo na instalação do repertório de leitura e escrita
Abstract: Promising results for teaching of reading and writing have occurred in the application of the technology derived from researches on stimulus equivalence. This study aimed to evaluate a procedure of reading and writing of clauses for a child with intellectual disability, using equivalence paradigm that was applied with the aid of JClic, software that has the proposal of being a tool of game creation and interactive activities. The study participant is 11-year-old male with a suggestive clinical condition of Weaver syndrome and mild intellectual impairment. The procedure was composed of the following phases: (a) evaluation of the child’s initial repertoire; (b) teaching and test of reading and writing relations; (c) test of recombination of words and clauses; (d) final evaluation; and (e) evaluation of the child’s performance 30 days after the intervention was done. The obtained results in the initial evaluation and final evaluation (percentage of correct read and written clauses) allowed establishing the child’s performance in relation to reading and writing, in not only the reading of words and clauses that were taught, but also in emergent reading and writing of clauses with recombined words. It was proven that the procedure is effective to install the reading and writing repertoire
Palavras-chave: Análise do comportamento
Leitura
Escrita
Avaliação do comportamento
Behavior analysis
Reading
Writing
Behavioral assessment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Fonteles, Verônica Siqueira. Efeitos de um procedimento de ensino de leitura e de escrita, baseado no paradigma de equivalência de estímulos, sobre o desempenho de um jovem com deficiência intelectual. 2019. 49 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22602
Data de defesa: 6-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

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