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Tipo do documento: Dissertação
Título: Moda e identidade social: um estudo de caso da Favela de Paraisópolis em São Paulo
Autor: Nunes, Carolina Wolff 
Primeiro orientador: Borin, Marisa do Espírito Santo
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar a moda enquanto identidade do sujeito que a usa e sua relação com o espaço em que está inserido. Para realização deste objetivo foi feita uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de moda na periferia da cidade de São Paulo, com foco na Favela de Paraisópolis, através de seus moradores, de suas lojas de modas e do Projeto ―Periferia Inventando Moda‖ - PIM, localizado no interior desta comunidade. O projeto PIM usa a lógica da moda como um fator de inclusão social, aliado à capacitação profissional. A partir do vestuário e dos espaços que a moda ocupa na vida social, pelo olhar do consumo e das lojas de moda encontradas em Paraisópolis, procura-se identificar elementos constitutivos da cultura, da identidade e da representação social das pessoas que lá vivem. Parte-se da premissa de que a moda é parte importante na construção identitária das pessoas. A metodologia utilizada se apoiou em abordagem qualitativa, especialmente em entrevistas semiestruturadas, com lojistas, moradores, com os dois líderes do referido projeto e seus alunos, assim como, em observação participante, durante os eventos de moda realizados em Paraisópolis pelo PIM
Abstract: This work aims to analyze fashion as the identity of the subject who uses it and its relation to the space in which it is inserted. In order to achieve this goal, a survey was carried out on the fashion consumption habits of the outskirts of the city of São Paulo, focusing on the Favela of Paraisópolis, through its residents, its fashion stores and the "Periferia Inventando Moda" Project - PIM , located within this community. The PIM project uses the logic of fashion as a factor of social inclusion, combined with professional training. From the clothing and spaces that fashion occupies in social life, by the look of consumption and fashion stores found in Paraisópolis, seeks to identify constitutive elements of the culture, identity and social representation of the people who live there. It starts from the premise that fashion is an important part in the identity construction of people. The methodology used was based on a qualitative approach, especially in semi-structured interviews with shopkeepers, residents, with the two project leaders and their students, as well as, in participant observation, during the fashion events performed in Paraisópolis by PIM
Palavras-chave: Moda
Identidade
Consumo
Fashion
Identity
Consumption
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Nunes, Carolina Wolff. Moda e identidade social: um estudo de caso da Favela de Paraisópolis em São Paulo. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22525
Data de defesa: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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