REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22481
Tipo: Dissertação
Título: Ações educativas em grupo para gestantes na atenção primária: revisão integrativa
Autor(es): Rosa, Elisângela Cristina
Primeiro Orientador: Morgado, Flávio
Resumo: Introdução: As ações educativas em grupo com gestantes apresentam potencial para reduzir o risco de saúde nesse período, tanto para a mulher quanto para seu bebê, o que justifica a importância do trabalho realizado pelos profissionais da saúde na atenção primária. Objetivo: Analisar os grupos no contexto da realização de ações educativas para gestantes na Atenção Primária em Saúde. Método: Tratou-se de um estudo realizado sob o âmbito das pesquisas bibliográficas, de natureza descritiva, qualitativa, elaborada de forma ordenada para análise e conclusão dos textos selecionados, a fim de se obter resposta à questão da pesquisa, elaborada a partir do formato PICOT. A partir da definição dos descritores para a delimitação da pesquisa, buscaram-se publicações potencialmente apropriadas para o estudo em questão. De um total de 351 obras, publicadas nas bases Medline (66), Lilacs (43) e BDEnf (14), foram selecionadas 15 publicações para incluir na Revisão Integrativa. As demais (336) foram excluídas por tratarem-se de estudos que apresentavam dissonância aos critérios utilizados para a inclusão. Resultado: O estudo observou que as ações educativas junto ao grupo de gestantes são extremamente importantes tanto para a mãe quanto para o bebê, já que por meio de dinâmicas, pode-se estimular a autoestima e a autoconfiança, bem como, reduzir a ansiedade e as expectativas em relação ao bebê, tanto da gestante, quanto das pessoas próximas a ela. Conclusão: O levantamento dos artigos científicos proporcionou um melhor entendimento das intervenções em grupo existentes na Atenção Primária em Saúde e dos modelos pedagógicos utilizados. Além disso, foi possível identificar que novos estudos precisam ser realizados para se ter um maior conhecimento sobre as ações educativas em grupo para gestantes
Abstract: Introduction: Group educational actions with pregnant have the potential to reduce health risk in this period, both for the woman and for her baby, which justifies the importance of the work performed by health professionals in primary care. Objective: To analyze the groups in the context of carrying out educative actions for pregnant women in Primary Health Care. Method: This was a study carried out under the scope of bibliographical research, of a descriptive and qualitative nature, elaborated in an orderly way for the analysis and conclusion of the selected texts, in order to answer the research question, elaborated from the format PICOT. From the definition of the descriptors for the delimitation of the research, it was sought to find publications potentially appropriate for the study in question. From a total of 351 works, published in the databases Medline (66), Lilacs (43) and BDEnf (14), 15 publications were selected to include in the Integrative Review. The others (336) were excluded because they were studies that presented dissonance with the criteria used for inclusion. Result: The study observed that educational actions along with the group of pregnant are extremely important for both the mother and the baby. Since through dynamics, one can stimulate self-esteem and self-confidence, as well as reduce anxiety and expectations regarding the baby, both the pregnant and those close to her. Conclusion: It is concluded that the survey of the scientific articles provided a better understanding of the existing group interventions in primary health care and of the pediatric models used. In addition, it was possible to identify that further studies need to be performed in order to have a better knowledge about the group educational actions for pregnant women
Palavras-chave: Grávidas
Cuidado pré-natal
Educação em saúde
Atenção Primária à Saúde
Pregnant women
Prenatal care
Health education
Primary health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Rosa, Elisângela Cristina. Ações educativas em grupo para gestantes na atenção primária: revisão integrativa. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22481
Data do documento: 5-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisângela Cristina Rosa.pdf549,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.