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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22477
Tipo: | Tese |
Título: | O olhar de um dirigente educacional municipal frente à formação continuada de professores com uma abordagem interdisciplinar |
Autor(es): | Reis, Rita Aparecida dos |
Primeiro Orientador: | Almeida, Fernando José de |
Resumo: | A pesquisa percorre as diferentes implicações da intervenção na Política Pública de Formação continuada de professores, implementada por um Dirigente Educacional Municipal, numa cidade do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, com foco numa mudança curricular e uma abordagem interdisciplinar. Apoiada em autores como Lenoir, Jacques Delors, Apple, Chizzotti, Ponce, Japiassu, Espírito Santo, Yared e, especialmente, Fazenda, busca entender o significado do currículo e a importância dos professores como intelectuais do pensar, oportunizando o conhecimento para uma intervenção educativa, eficaz, justa e interdisciplinar. Diante dos marcos legais que validam e legitimam o direito dos professores à política pública de formação continuada, estabelece a importância do autoconhecimento como relevante na formação dos professores, conhecendo-se para conhecer a real finalidade de educar. Propõe caminhos para uma prática de formação continuada em diferentes etapas, reconhecendo o Dirigente Educacional Municipal como autor de atitudes interdisciplinares, primeiramente pensadas e posteriormente transformadas em ações. A pesquisa evidencia a importância dessas políticas públicas de formação para propiciar momentos de diálogo entre os professores, num exercício humilde de estar buscando o aprender a aprender. O estudo mostra que é possível uma mudança curricular, consequentemente construída pelos professores coletivamente, resultando no Projeto Político Pedagógico interdisciplinar. Revela que uma postura pautada nos princípios da Interdisciplinaridade de Fazenda elaborada dentro de uma política de formação continuada municipal pode colaborar para a melhoria da qualidade de ensino |
Abstract: | The research examines the different implications of the intervention in the Public Policy of Continuing Teacher Education, implemented by a Municipal Educational Officer, in a city of Vale do Paraíba, State of São Paulo, focusing on a curricular change and an interdisciplinary approach. Based on authors such as Lenoir, Jacques Delors, Apple, Chizzotti, Ponce, Japiassu, Espirito Santo, Yared and especially Fazenda, it seeks to understand the meaning of the curriculum and the importance of teachers as intellectuals of thinking, providing knowledge for an educational intervention , effective, fair and interdisciplinary. Facing the legal frameworks that validate and legitimize the right of teachers to the public policy of continuing education, establishes the importance of self-knowledge as relevant in teacher training, getting to know the real purpose of educating. It proposes paths for a practice of continuous formation in different stages, recognizing the Municipal Educational Director as author of interdisciplinary attitudes, first thought and later transformed into actions. The research shows the importance of these public training policies to provide moments of dialogue among teachers, in a humble exercise of being seeking to learn to learn. The study shows that a curricular change is possible, consequently constructed by teachers collectively, resulting in the Interdisciplinary Pedagogical Political Project. It reveals that a stance based on the principles of Interdisciplinarity of Finance elaborated within a policy of continuous municipal education can collaborate to improve the quality of teaching |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Formação continuada de professores Currículo Educação permanente Interdisciplinarity Continuing education Curriculum Continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Reis, Rita Aparecida dos. O olhar de um dirigente educacional municipal frente à formação continuada de professores com uma abordagem interdisciplinar. 2019. 148 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22477 |
Data do documento: | 31-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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