REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
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dc.creatorQuiroz, Victor Bruno Alexander Rosetti de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290974D3por
dc.contributor.advisor1André, Claudio Fernando-
dc.date.accessioned2019-08-12T11:33:49Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationQuiroz, Victor Bruno Alexander Rosetti de. UCL GO: um estudo qualitativo de uma plataforma gamificada adotada como prática em disciplinas do ensino superior. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22473-
dc.description.resumoEste trabalho visa aferir a eficiência e impacto da ferramenta de gamificação UCL GO aplicada ao ensino superior. A pesquisa possui duas áreas primordiais, jogos na educação e gamificação. Dentre as várias referências deste trabalho pode-se destacar as principais como Huizinga (2000), Fadel et al (2014), Pinheiro e Zaggia (2017). Este trabalho é um estudo qualitativo com atividades práticas e participativas, desenvolvidas durante uma mostra de trabalhos acadêmicos. Através desta metodologia foi possível concluir que o sistema de gamificação UCL GO é eficaz e pode gerar um grande impacto no ensino superior, também foi possível definir melhorias para o sistema. Finalizo este trabalho com um sistema de gamificação que permite instituições de ensino superior implementarem uma dinâmica de aprendizado mais agradável aos alunos através do UCL GO. O sistema utilizou ferramentas como Django, linguagem Python, o motor gráfico Unity 3D e a linguagem C# para seu desenvolvimentopor
dc.description.abstractThis work aims to assess the efficiency and impact of the UCL GO gamification tool applied to higher education. The research has two primary areas, games in education and gamification. Among the several references of this work we can highlight the main ones like Huizinga (2000), Fadel et al (2014), Pinheiro and Zaggia (2017). This work is a qualitative study with practical and participative activities, developed during a show of academic works. Through this methodology it was possible to conclude that the UCL GO gamification system is effective and can generate a great impact in higher education, it was also possible to define improvements for the system. I finish this work with a gamification system that allows higher education institutions to implement a more pleasant learning dynamic to students through UCL GO. The system used tools such as Django, Python language, Unity 3D graphics engine and C # language for its developmenteng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/49908/Victor%20Bruno%20Alexander%20Rosetti%20de%20Quiroz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectJogos na educaçãopor
dc.subjectGame designeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectVideo gameseng
dc.subjectGames in educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleUCL GO: um estudo qualitativo de uma plataforma gamificada adotada como prática em disciplinas do ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
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