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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22383
Tipo do documento: Tese
Título: Facilitação conversacional na prática: competências e ferramentas do facilitador
Autor: Pimenta, Ligia Rosa de Rezende 
Primeiro orientador: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi explicitar o uso das abordagens colaborativas, dialógicas, generativas, narrativas e transformadoras (Teoria U) em situações complexas e em múltiplos contextos de ação. Para isto, optou-se por sistematizar práticas vivenciadas pela pesquisadora em sua atuação como facilitadora de processos. Neste percurso, o desafio foi transformar estas práticas em uma linguagem que pudesse ser compreendida, compartilhada e reeditada uma vez que isto envolve o diálogo da pesquisadora consigo mesma, com os outros e com os contextos de práticas para gerar aprendizagens e conhecimentos a partir do presente, olhando para o passado e projetando o futuro. O trabalho teve como referência os princípios do Construcionismo Social, que afirma que a realidade é construída nas relações sociais por meio da linguagem, resultando em conhecimento especifico a partir da subjetividade de cada um. Neste sentido, o propósito do facilitador é abrir espaço para que a coconstrução ocorra, razão pela qual as abordagens colaborativas, dialógicas, generativas, narrativas e transformadoras (Teoria U) são especialmente adequadas e articuladas com as ferramentas compartilhadas (Árvore da Vida, Floresta da Vida e Documento Coletivo, Jornada rápida de aprendizagem (Prototipagem), World Café ou Café Mundial, Rodas de Conversa, Quadrante de Aprendizagem (Teoria U). Importante reconhecer a postura do facilitador como principal ferramenta neste processo, na medida em que ela implica o olhar para si mesmo a fim de possibilitar o olhar para o outro. Pensou-se que os exemplos apresentados são uteis e suficientes para a compreensão do andamento dos processos utilizados e dos resultados com os mesmos
Abstract: The objective of this research is to explain the usage of collaborative, dialogical, generative, narrative and transformative approaches (U theory) within complex situations at multiple contexts of action. In the systematization procedures of the practice the challenge was to transform it into a language that could be comprehended, shared and re-edited as it involves the dialogue of the researcher with themselves, with others and with the contexts of practice to prompt learning and knowledge as of the present time, looking into the past and projecting it into the future. This work has as a prior reference the principles of Social Constructionism that states reality as constructed in the social relations through language resulting in specific knowledge according as the subjectivity of each person. In this regard the intent of the facilitator is to open space so this mutual construction could occur, the reason why the collaborative, dialogical, generative, narrative and transformative approaches (U theory) are specially articulated and adequate to the tools shared here (Tree of life, Forest of Life and Collective Document, Rapid Learning Journey - prototyping, World Café, conversation circles, quadrants of learning - U theory, powerful questions, work with targets and harvest). It is important to stress the need to recognize the attitude of the facilitator as the main tool in this process as it concerns the looking at itself in order to allow the looking at the others. The examples provided are considered useful and sufficient to comprehend the progress of the procedures applied and the results obtained through them
Palavras-chave: Facilitação
O papel do facilitador
Abordagens colaborativas e generativas
Facilitation
The role of the facilitator
Collaborative and Generative Approaches
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Pimenta, Ligia Rosa de Rezende. Facilitação conversacional na prática: competências e ferramentas do facilitador. 2019. 247 f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22383
Data de defesa: 30-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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