REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22332
Tipo: Dissertação
Título: A formação pré e em serviço do professor de inglês do ensino fundamental I
Autor(es): Padre, Brenda Treco
Primeiro Orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Com as mudanças sociais e ideológicas que reconhecem e estimulam o ensino de inglês no Brasil, há um grande e crescente número de escolas que inserem a língua em seus currículos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Apesar da demanda, ainda não existem parâmetros oficiais que orientem o ensino de línguas adicionais para esse segmento. Desse modo, este estudo objetivou investigar de forma crítica a formação pré e em serviço de professores de inglês do Ensino Fundamental I, por meio da LDB e da nova BNCC, de ementas de cursos de formação, bem como de um questionário e entrevistas abertas com professores. Mais especificamente, visou 1. analisar, à luz dos efeitos de sentidos dialógicos e dos sentidos e significados, os discursos construídos no e sobre o espaço da educação em questão, materializados nos documentos, ementas, questionário e entrevistas; 2. identificar a formação pré e em serviço nos discursos e 3. interpretar a problemática da esfera da atividade humana em foco. A coleta e a produção dos dados foram realizadas por meio da reunião de 2 documentos e 6 ementas oficiais, além de um questionário aplicado a 45 professores e de uma entrevista aberta realizada com 4 professores. A partir dos dados coletados o estudo concluiu que há uma incoerência entre os dados, visto que 1. os documentos oficiais parecem orientar a formação dos professores, mas 2. as ementas oficiais não sugerem como formam os professores e 3. os discursos apontam para professores que têm conhecimento de práticas e teorias. Assim, pode-se identificar que os professores de inglês, participantes deste estudo, recorrem a cursos de educação contínua, em serviço, que os orientem em suas práticas e os formem para o ensino de inglês para crianças. Por fim, reflexões acerca da formação dos professores de inglês no contexto de Ensino Fundamental I foram propostas, com o objetivo de expor e sugerir potenciais formas de repensar sobre a formação pré e em serviço dos profissionais que atuam na área
Abstract: With the social and ideological changes which recognize and stimulate the teaching of English language in Brazil, there is a big and increasing number of Brazilian schools inserting English in the initial grades of Brazilian Elementary School I. Despite the demand, there are still no official parameters to guide the teaching of additional languages in this segment. For this reason, this study had as its main objective a critical investigation of the private and public Brazilian Elementary School I English teachers’ pre and in-service education, through the Brazilian Law of Directives and Bases of National Education and the Brazilian National Common Curricular Base, along with courses syllabi, a questionnaire and interviews given to teachers. More specifically, this study aimed to 1. analyze, in the light of the dialogic senses effects and the senses and meanings, the discourses built in and on the studied context, materialized in the official documents, in the courses syllabi, in the questionnaires, and interviews; 2. identify the pre and in-service education inserted in the discourses, and 3. interpret the problematic of this focal human activity sphere. The data collection was carried through the gathering and production of 2 official documents, 6 courses’ syllabi, as well as the application of a questionnaire to 45 teachers and an interview given to 4 of them. Through the gathering and production of the data, the study concluded that there is an incoherence, since 1. the official documents seem to orient the education of teachers, but 2. the official syllabi don’t report how they educate their teachers, and 3. the discourses point out teachers who have theoretical and practical knowledge. Therefore, it is possible to identify that the participants in this study resort to the in-service courses, which orient their practices and educate them for the teaching of English to children. Finally, reflections on the education of English teachers in the context of Brazilian Elementary School I were proposed, with the objective of exposing and suggesting potential ways of rethinking the pre and in-service education of the professionals working in the area
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Professores de inglês - Formacao profissional
Língua inglesa (Ensino fundamental)
Formação pré e em serviço
Teachers - Occupational training
English teachers - Occupational training
English language (Elementary School)
Pre and in-service teacher education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Padre, Brenda Treco. A formação pré e em serviço do professor de inglês do ensino fundamental I. 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22332
Data do documento: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brenda Treco Padre.pdf3,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.