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Tipo do documento: Dissertação
Título: Elaboração e avaliação de uma Programação de Ensino de Coesão Referencial
Autor: Mijas, Paulo Henrique Ubirajara 
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: Um texto, seja escrito ou oral, não é uma mera justaposição de palavras e frases. Para garantir sentido à produção textual, é necessária a utilização de elementos coesivos que garantam seu entendimento, sendo a Coesão Referencial importante recurso relacionado à Semântica. Esse é um tópico que é ensinado no nível médio. Uma das formas de ensinar é por meio da programação do ensino, que tem por base os princípios pautados na Análise do Comportamento. O presente trabalho teve por objetivo a elaboração e avaliação de uma Programação Informatizada de Ensino de Coesão Textual, voltada aos alunos do Ensino Médio. Aplicou-se o procedimento de ensino em seis participantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) de uma escola técnica estadual. Os participantes desenvolveram as atividades no computador, acessando-as em site especificamente criado para a pesquisa. O delineamento proposto constou de Pré-Teste, Ensino e Pós-Teste. Para a identificação do repertório sobre Coesão Referencial, antes do ensino, utilizou-se instrumento de avaliação composto por Re-elaboração Textual e Avaliação Informatizada de itens sobre coesão. O ensino foi desenvolvido em 16 passos, focalizando os seguintes tópicos: Substituição Nominal, Substituição Verbal, Reiteração por Elipse e Repetição, Reiteração por Sinônimo, Reiteração por Hiperônimo e Hipônimo e Reiteração por Expressões Nominais Definidas. Após o ensino, novamente foi feita a avaliação do repertório do aluno, reaplicando-se os itens constantes do instrumento de avaliação utilizado no Pré-Teste. Os resultados foram positivos; após o ensino, na Re-elaboração Textual, identificou-se aumento no número de elementos coesivos utilizados e, na Avaliação Informatizada, aumento na porcentagem de acertos. Os dados mostraram que os participantes melhoraram seus desempenhos após a realização do procedimento de ensino, evidenciando-se que a programação proposta foi eficiente no ensino de elementos coesivos de referenciação
Abstract: A text, whether written or oral, is not a mere juxtaposition of words and phrases. To guarantee meaning to textual production, it is necessary to use cohesive elements that guarantee their understanding, and Reference is an important resource related to Semantics. This is a topic that is taught in High School. A way to teach is through teaching program based on the principles of Behavior Analysis. The present work aims to elaborate and evaluate a Computer-assisted Program for Teaching Text Cohesion, directed to High School students. The teaching procedure was applied in six participants from ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) – a vocational program integrated to High School curriculum, at Etec (Escola Técnica Estadual) – public Technical School. The participants developed the activities in the computer, accessing them in a website specifically created for the research. The proposed design consisted of Pre-Test, Teaching and Post-Test. For the identification of the repertoire on Reference. Before teaching, an evaluation instrument composed by Textual Re-elaboration and Computer-assisted Assessment of items on cohesion was used. The content was taught in 16 steps, focusing on the following topics: Nominal Substitution, Verb Replacement, Ellipsis and Repetition, Reiteration, Synonym for Reiteration, Hypernym and Hyponym Reiteration, and Nominal Phrases for Reiteration. After teaching, the student's repertoire was again evaluated, and the items included in the assessment instrument used in the Pre-Test were reapplied. The results were positive; after teaching, in the Textual Re-elaboration, it was identified an increase in the number of cohesive terms used and, in the Computer-assisted Assessment, increase in the percentage of correct answers. The data showed that the participants improved their performances after the accomplishment of the teaching procedure, evidencing that the proposed program was efficient in cohesive elements of reference teaching and learning process
Palavras-chave: Avaliação do comportamento
Coesão (Linguística)
Intertextualidade
Behavioral assessment
Cohesion (Linguistics)
Intertextuality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Mijas, Paulo Henrique Ubirajara. Elaboração e avaliação de uma Programação de Ensino de Coesão Referencial. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22283
Data de defesa: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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