REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade e comunidades de aprendizagem: uma experiência na gestão do conhecimento
Autor(es): Mastropasqua, Maria Lúcia Zecchinato
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta pesquisa nasce das inquietações sobre aprendizagem de crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social, em comunidades de baixa renda e poucas oportunidades, localizadas em Paraisópolis e Vila Andrade. Essas inquietações referem-se não somente aos aspectos cognitivos, pois as dificuldades não são apenas pedagógicas, mas sobretudo humanas, na construção saudável de relações interpessoais. Na busca de superação desses desafios, o Projeto Comunidades de Aprendizagem que tem sido desenvolvido desde 1970, pelo Centro de Teorias e Práticas para a Superação de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, tem apontado um caminho possível na tentativa de reduzir desigualdades e promover aprendizagem de forma dialógica, inovadora. Flecha, criador do conceito Comunidades de Aprendizagem, fundamenta-se na ação comunicativa de Habermas e na dialogicidade de Freire. Nesse aspecto, aproxima-se da Interdisciplinaridade de Fazenda quando preconiza a necessidade de romper fronteiras do conhecimento, exercitando o diálogo entre os saberes e aproximando pessoas, de forma a construir um conhecimento ampliado de mundo. A pesquisa com abordagem qualitativa tem por objetivo fazer um estudo com técnicas de análise documental das práticas desenvolvidas na Escola da Comunidade Vila Andrade, a partir da implementação de algumas das ações educativas de êxito do Projeto Comunidades de Aprendizagem somadas às já existentes. As práticas comunicativo-dialógicas inseridas em ambientes de abordagem estética (pintura, desenho, música, linguagem poética), principalmente a música clássica como linguagem, apontam para o diálogo como práxis, sob a ótica da Interdisciplinaridade, fundamental à aprendizagem e à constituição do desenvolvimento humano. A análise dos registros das experiências mostrou o quanto gradativamente as crianças e jovens foram tocados pela estética e beleza do conhecimento, vencendo as dificuldades identificadas. Espera-se, a partir das experiências exitosas, contribuir com as comunidades que lidam com desafios semelhantes. Tratar de aprendizagem em situação de vulnerabilidade social é um tema amplo e complexo, instigando a continuidade de novas pesquisas
Abstract: This inquiry is born from the concerns about the learning process of children and young people living in conditions of social vulnerability in communities of low income and few opportunities in Paraisópolis and Vila Andrade. These concerns refer not only to the cognitive aspects but also to the difficulties which are not only pedagogical but mainly human regarding the construction of satisfactory interpersonal relations. In the search for solutions to this challenge, the project Learning Communities which has been developed since 1970, by Center of Research in Theories and Practices for Overcoming Inequalities (CREA- Community of Research on Excellence for All), from Barcelona University, has shown the way to reduce inequalities and promote learning in a communicative and innovative way. This institution, has been pointing to a possible way in the attempt of reducing inequalities and promoting learning in an innovative dialogical perspective. Flecha, the creator of the Theory and Practice of Dialogic Learning is based on the Theory of Communicative Action from Habermas and in the possibilities of Dialogic Communication from Freire. Fazenda’s Interdisciplinary Learning approach leads to the necessity of breaking new frontiers of knowledge by exercising communication among people providing participants with new perspectives to enlarge knowledge about the world. The aim of this research is to study qualitatively the practice developed in Escola da Comunidade Vila Andrade by using some consolidated educative actions. The communicative-dialogical practices inserted in environments of aesthetic approach (painting, drawing, music, poetry), mainly classical music as a language, point to the praxis of dialogue, through the lens of Interdisciplinary Learning, which is essential to learning and to human development. The analysis of records of the experiments showed how gradually children and young people were touched by the aesthetics and beauty of knowledge
Palavras-chave: Comunidades de aprendizagem
Comunidade e escola
Interdisciplinaridade
Vulnerabilidade social
Programas de ação afirmativa
Learning communities
Community and school
Interdisciplinary
Social vulnerability
Affirmative action programs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mastropasqua, Maria Lúcia Zecchinato. Interdisciplinaridade e comunidades de aprendizagem: uma experiência na gestão do conhecimento. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22279
Data do documento: 8-Abr-2019
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