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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Moda boa”: música caipira e cotidiano (Fernandópolis/SP – 1955-1975)
Título(s) alternativo(s): “Moda boa”: bumpkin and everyday music (Fernandópolis/SP/Brazil - 1955-1975)
Autor: Barroso, Bruno Godoi 
Primeiro orientador: Matos, Maria Izilda Santos de
Resumo: O presente estudo examina as dimensões de produção e atuação do gênero musical caipira na cidade de Fernandópolis entre as décadas de 1950 e 1970, sobretudo diante da sua relevância na trama de laços identitários e na mobilização de emoções variadas, operados por meio da construção de práticas e representações do cotidiano rural e urbano que são narradas nas letras das canções. A apreensão desse universo de produção da música caipira na cidade de Fernandópolis se dá por meio da análise das canções compostas por músicos da cidade, por vezes em parceria com colegas de outros municípios que constituem a região, assim como mediante depoimentos desses compositores, intérpretes e de apreciadores do gênero musical caipira. Nesse cenário, destaca-se o papel da Rádio Cultura AM de Fernandópolis como fomentadora dessa cultura, assim como no incentivo à formação de duplas locais e regionais (por meio de festivais de viola) e na divulgação da produção fonográfica de duplas, na época, de renome nacional, conectando os ouvintes por meio do entretenimento e da prestação de serviços, questão última que fez dessa emissora, no período, o principal meio de comunicação entre o campo e a cidade nessa região do Noroeste Paulista. Por intermédio dessas canções delineiam-se representações que permitem capturar as tensões entre campo e cidade em meio às paisagens sonoras; a representatividade do violeiro como cronista da cena cultural caipira; a dimensão masculina dos amores e paixões; a natureza como materialização do sagrado. Aspectos marcantes que atuam na configuração da cultura caipira fernandopolense
Abstract: The present study examines the dimensions of production and performance of the “caipira” musical genre in the city of Fernandópolis between the 1950s and 1970s, especially due to its relevance to the formation of identity ties and to the mobilization of varied emotions, both operated through the construction of rural and urban daily routines‟ practices and representations, which are described in the songs lyrics. The apprehension of this universe of bumpkin music production in the city of Fernandópolis occurs through the analysis of songs composed by city musicians, sometimes in partnership with colleagues from other municipalities from the region, as well as through testimonies of these composers, performers, and lovers of this musical genre. In this scenario, we highlight the role of Fernandópolis‟ radio station, “Rádio Cultura AM”, as a promoter of this culture, as a supporter for the formation of local and regional duets (through viola festivals), and as a disseminator of these duets music production, which ate the time were of national renown, connecting the listeners through entertainment and service provision. Those characteristics transformed, at the time, this station in the main means of communication between the countryside and the city in the Northwest of the state of São Paulo. Through these songs are depicted representations that capture the tensions between the countryside and the city in the midst of the soundscapes; the representativeness of the viola player as a chronicler of the bumpkin cultural scene; the masculine dimension of loves and passions; the nature as the materialization of the sacred. Important aspects that act in the configuration of Fernandópolis‟s bumpkin culture
Palavras-chave: Música - História
Cultura caipira
Fernandópolis (SP)
Music - History
Bumpkin culture
Fernandópolis (São Paulo, Brazil)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Barroso, Bruno Godoi. “Moda boa”: música caipira e cotidiano (Fernandópolis/SP – 1955-1975). 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22162
Data de defesa: 27-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

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