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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gamificação em processos de treinamento e desenvolvimento
Autor: Santos, Siméia de Azevedo 
Primeiro orientador: Trevisan, Leonardo Nelmi
Resumo: A gamificação é a utilização de elementos de jogos em contextos diversos, e é uma das ferramentas que tem potencial de aplicação em diversas áreas, entre elas, dentro dos recursos humanos, em treinamento e desenvolvimento. A gamificação, assim como o mercado de jogos, oferece variedade e possibilidades de novos modelos de serviços com a adoção de tecnologias disruptivas, com a possibilidade de uso e acesso a big data para geração de métricas e entrega de informação personalizada, sendo adotada inclusive na área de gestão de pessoas. Por estes itens se aproximarem do que se busca como resultados de programas de treinamentos corporativos, este trabalho tem como objetivo explorar relações existentes entre os elementos centrais da gamificação e as práticas de treinamento e desenvolvimento. Para cumpri-lo, a pesquisa foi conduzida com método misto, sendo a etapa quantitativa construída com informações sobre a percepção de profissionais que já passaram por treinamento gamificado, coletadas através de formulário online com respostas em escala Likert e tratadas com o auxílio do software estatístico Minitab; e a etapa qualitativa formada através de entrevistas com profissionais que participam de elaboração e criação de treinamentos gamificados, sendo os resultados encontrados através da técnica de análise de conteúdo. Nos resultados compilados, a confirmação da presença do engajamento e sua influência na motivação como um dos pontos de vantagem para aplicação da gamificação, e os cuidados com o design que devem ser elencados para que o projeto funcione de maneira efetiva. Entre as tendências, a possibilidade de associar a gamificação com realidade virtual, realidade aumentada e simuladores como forma de potencializar a interação e a experiência vivida pelor jogador durante o treinamento
Abstract: Gamification is the use of game elements in different contexts, and it is one of the tools that has the potential to be applied in several areas, including human resources, training and development. Gamification, as well as the gaming market, offers variety and possibilities of new service models with the adoption of disruptive technologies, with the possibility of using and accessing big data for generation of metrics and delivery of personalized information to the people management area. As these items approximate what is sought as results of corporate training programs, this work aims to explore existing relationships between the core elements of gamification and training and development practices. To accomplish this, the research was conducted with a mixed method, the quantitative stage was constructed with information about the perception of professionals who have already undergone gamified training, collected through an online form with responses on a Likert scale and treated with the statistical software Minitab; and the qualitative step formed through interviews with professionals who participate in the elaboration and creation of gamified training, and the results was found through the technique of content analysis. In the compiled results, the confirmation of the presence of engagement and its influence on motivation as one of the vantage points for application of gamification, and the design care that must be listed for the project to function effectively. Among the trends, the possibility of associating gamification with virtual reality, augmented reality and simulators as a way to enhance the interaction and the experience lived by the player during the training
Palavras-chave: Gamificação
Treinamento
Desenvolvimento
Administração de pessoal
Gamification
Training
Development
Personnel management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Santos, Siméia de Azevedo. Gamificação em processos de treinamento e desenvolvimento. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22153
Data de defesa: 25-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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