???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22134
Tipo do documento: Dissertação
Título: Implantação do módulo de simulação de procedimentos de manutenção da vida na sala de emergência no internato do Curso de Medicina
Título(s) alternativo(s): Implantation of simulation module of life maintenance procedures in the emergency room in the internship at the Medical School
Autor: Pinto, Pérsio Campos Correia 
Primeiro orientador: Cesaretti, Mário Luis Ribeiro
Resumo: Introdução: O internato médico é o período da graduação em medicina onde o estudante recebe preparação para a prática médica, experimentando o cotidiano da profissão para adquirir competência profissional. Os estudantes quando iniciam esse período não se sentem habilitados e seguros para realizar qualquer tipo de procedimento, mesmo que supervisionados. Objetivo: Avaliar se a implantação do módulo de treinamento simulado em manobras de suporte avançado de vida no programa do Internato da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – PUCSP promoverá aumento da confiança e da segurança dos internos para realização de procedimentos como intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e drenagem torácica. Material e Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, que avaliou, através de um questionário tipo Likert, 50 estudantes da quarta série do curso de medicina, que participaram da introdução do módulo de simulação no internato. Resultado: A avaliação do conteúdo prático para a realização dos procedimentos intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e drenagem de tórax foi considerada adequada pelos internos em 91,5%, 22,2% e 80,8%, respectivamente. O treinamento prático aumentou a chance dos alunos se sentirem seguros em 6,6 vezes para intubação orotraqueal, 17,7 vezes para cricotireoidostomia e 1,4 vez para drenagem de tórax. Conclusão: A implantação do módulo de treinamento simulado em manobras de suporte avançado de vida no programa do Internato FCMS – PUCSP promoveu aumento da confiança e da segurança dos internos
Abstract: Introduction: The medical internship is the period of medical graduation where the student receives preparation for medical practice, experiencing the daily routine of the profession to acquire professional competence. When students start this period they do not feel empowered and safe to perform any kind of procedure, even if supervised. Objective: To evaluate if the implantation of the simulated training module in advanced life support maneuvers in the program of Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) - PUCSP will promote an increase in the confidence and safety of interns to perform procedures such as intubation orotracheal, cricotireoidostomy and chest drainage. Material and Methods: A cross-sectional, descriptive and quantitative study was carried out, which evaluated 50 students of the fourth grade of the medical course through a Likert questionnaire, who participated in the introduction of the simulation module at the boarding school. Results: The assessment of the practical content for performing the procedures for orotracheal intubation, cricothyroidostomy and chest drainage was considered appropriate by students in 91.5%, 22.2%, 80.8%, respectively. The hands-on training increased the chance of interns feeling safe at 6.6 times for orotracheal intubation, 17.7 times for cricothyroidostomy, and 1.4 times for chest drainage. Conclusion: The implementation of the simulated training module in advanced life support maneuvers in the program of Internship FCMS - PUCSP promoted an increase in the confidence and safety of students
Palavras-chave: Treinamento por simulação
Internato e residência
Competência clínica
Educação Médica
Simulation training
Internship and residence
Clinical competence
Medical education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Pinto, Pérsio Campos Correia. Implantação do módulo de simulação de procedimentos de manutenção da vida na sala de emergência no internato do Curso de Medicina. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22134
Data de defesa: 26-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pérsio Campos Correia Pinto.pdf668,53 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.