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dc.creatorFigueiredo, Ed Alves de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4102434U6por
dc.contributor.advisor1Ibri, Ivo Assad-
dc.date.accessioned2019-04-30T12:17:18Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationFigueiredo, Ed Alves de. Sobre a veracidade dos ícones: a representação imagética à luz do pragmaticismo de Charles S. Peirce. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22116-
dc.description.resumoA questão central que se pretende analisar nesta pesquisa diz respeito a uma inquietação que há muito nos acomete: por que algumas fotografias jornalísticas de cunho social são eficientes no sentido de promover uma efetiva ação social em relação ao fato que denunciam, enquanto outras não? Nas tentativas de avançar sobre o tema, levantamos a hipótese segundo a qual os aspectos icônicos e indiciais próprios da constituição do signo fotográfico se organizam de maneira específica para que tal eficiência ocorra. Segundo nossa hipótese, esse tipo de imagem, que passamos a denominar fotografia eficiente, mantém um aspecto indicial advindo do contato físico entre a emanação luminosa do objeto e o aparato fotográfico, conferindo semelhança suficiente para representar de forma lógica seu objeto, característica própria do discurso jornalístico factual, mas é dotada também de um acentuado caráter icônico, próprio das artes, o que lhe possibilita representar metaforicamente este mesmo objeto. Tal hipótese, embasada teoricamente no Pragmaticismo de Charles Sanders Peirce, particularmente na sua teoria semiótica, aponta para a possibilidade de tais signos fotográficos se constituírem como ícones indiciais e determinarem interpretantes predominantemente emocionais. Essa condição sígnica específica possibilita a esse tipo de fotografia considerável eficiência nos seus propósitos de produzir efeito social suficiente para determinar novas normas de condutapor
dc.description.abstractThe essential question we intend to analyze in this research is due to an old concern: why some social journalistic photographies are efficient in the sense of promoting an effective social action related to the fact denounced while others are not? Trying to go forward over the topic, we bring up the hypothesis by which the iconic and indexical aspects that constitute the photographic sign organize themselves in an specific way in order to let efficiency occurs. According to our hypothesis, this type of image, named here as efficient photography, keeps an indexical aspect that results from physical contact between object luminous emanation and the photographic apparatus. It confers on this photography enough similarity to logically represent its object, which is a characteristic of factual journalistic discourse. But this type of image has also a high iconic profile that comes from art and allows the image to metaphorically represent this object. Such hypothesis, theoretically based on Charles Sanders Peirce’s Pragmaticism, particularly on his semiotic theory, points out to the possibility of that photographic signs are constituted as indexical icons and that they determine predominantly emotional interpretants. This specific signal condition enable a considerable efficiency to this sort of photography concerning to its own purpose of causing enough social effects to determine new norms of conducteng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2019-04-30T12:17:17Z No. of bitstreams: 1 Ed Alves de Figueiredo.pdf: 1019155 bytes, checksum: e0dcab5e34f71d6f4efea05db0519394 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T12:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ed Alves de Figueiredo.pdf: 1019155 bytes, checksum: e0dcab5e34f71d6f4efea05db0519394 (MD5) Previous issue date: 2019-03-26eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48852/Ed%20Alves%20de%20Figueiredo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFotografia - Filosofiapor
dc.subjectImagem (Filosofia)por
dc.subjectÍconespor
dc.subjectComunicação visualpor
dc.subjectPhotography - Philosophyeng
dc.subjectImage (Philosophy)eng
dc.subjectIconseng
dc.subjectVisual communicationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleSobre a veracidade dos ícones: a representação imagética à luz do pragmaticismo de Charles S. Peircepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia

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