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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percursos de grupos populares na escolarização: conflitos, resistências, perspectivas decoloniais em escolas públicas de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Routes of popular groups in schoolinh: conflicts, resistance and decolonial perspectives in public schools in São Paulo
Autor: Grilo, Juliana Froeder Alves 
Primeiro orientador: Antonacci, Maria Antonieta Martinez
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar conflitos e resistências no processo de escolarização de grupos populares nas bordas da cidade de São Paulo, mais especificamente nas regiões de Capão Redondo e Campo Limpo, Zona Sul. Apresentando falas de entrevistados com trajetórias marcadas pela escola pública, buscamos compreender como o currículo escolar dialoga (ou não) com culturas e modos de vida dessas pessoas. A partir de experiências vivenciadas na região, também trazemos um olhar sobre perspectivas educacionais que desafiam a lógica do currículo eurocêntrico. Assim, apresentamos intersecções entre saraus e escolas públicas, analisando impactos na aprendizagem de estudantes e cotidiano das instituições, com atenção às possibilidades de educação decolonial que emergem no território pesquisado
Abstract: This research aims to analyze conflicts and resistances in the schooling process of popular groups on the edges of the city of São Paulo, more specifically in the region of Capão Redondo and Campo Limpo, south zone. Presenting statements from interviewees with trajectories marked by the public school, we seek to understand how the school curriculum dialogues (or not) with the cultures and ways of life of these people. Based on experiences in the region, we also bring a look at educational perspectives that challenge the logic of the Eurocentric curriculum. Thus, we present intersections between sarahs and public schools, analyzing impacts on students' learning and daily life of institutions, with attention to the possibilities of decolonial education that emerge in the surveyed territory
Palavras-chave: Educação popular
Currículo
Capão Redondo (São Paulo, SP)
Campo Limpo (São Paulo, SP)
Popular education
Curriculum
Capão Redondo (São Paulo, Brazil)
Campo Limpo (São Paulo, Brazil)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Grilo, Juliana Froeder Alves. Percursos de grupos populares na escolarização: conflitos, resistências, perspectivas decoloniais em escolas públicas de São Paulo. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22086
Data de defesa: 18-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

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