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Tipo do documento: Dissertação
Título: Níveis de apropriação das TDIC pelos professores
Título(s) alternativo(s): The levels of appropriation of TDIC by the teachers
Autor: Lima, Joyce Aparecida 
Primeiro orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O estudo teve por objetivo analisar e identificar os níveis de apropriação das TDIC pelos professores por meio da elaboração e aplicação de um questionário para a identificação do seu estágio de apropriação de tecnologias pelo professor. A pesquisa tem abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram empregados a aplicação de questionário; ao levantamento de textos e documentos produzidos por órgãos e autores tratados como referência a apropriação das TDIC. Foram identificados várias propostas de matrizes com níveis ou estágios de apropriação de tecnologias por professores, como Sandholtz, Ringstaff e Dwyer (1997), Moersh (1995), UNESCO (2008), European Framework for the Digital Competence of Educators (DIGCOMPEDU) (2017), Institute for Technology in Education (ISTE) (2017), CIEB (2017) e Pasinato e Vosgerau (2011). Pela análise dos questionários identificou-se que, dentre outros, os participantes atuam como educadores em escolas públicas e/ou privadas do ensino básico. Afirmaram ainda utilizar as TDIC em sua rotina e em suas práticas pedagógicas. Com base nos modelos de Pasinato e Vosgerau (2011) e na matriz da CIEB (2017), avaliou-se os níveis de apropriação das TDIC dos participantes. Ao final, pode-se concluir que, pela abordagem metodológica adotada, foi possível analisar e identificar os níveis de apropriação das TDIC dos professores participantes por meio do instrumento proposto – um questionário
Abstract: This dissertation is part of the New Technologies in Education research line of the Postgraduate Program in Education: curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. The objective of this study was to analyze and identify the levels of appropriation of TDIC by the teachers. The author used two research methods: Application of a questionnaire, duly approved by the Research Ethics Committee, at a private higher education institution in São Paulo. The questionnaire was intended for postgraduate students in education who act as educators; and Analysis of texts and documents produced by bodies and authors treated as reference in TDIC by the author, such as Sandholtz, Ringstaff and Dwyer (1997), Moersh (1995), UNESCO (2008), European Framework for the Digital Competence of Educators DIGCOMPEDU) (2017), for Technology in Education (ISTE) (2017), CIEB (2017) and Pasinato, Vosgerau (2011). Through the analysis of the questionnaires it was observed that, among others, the participants act as educators in public and / or private primary schools. They also affirmed to use TDIC in their routine and in their pedagogical practices. Based on the models of Pasinato & Vosgerau (2011) and the CIEB (2017) matrix, the levels of appropriation of participants' TDIC were evaluated. At the end, it can be concluded that, through the methodological approach adopted, it was possible to analyze and identify the levels of appropriation of TDIC of the participating teachers. In addition, it was verified that the participants presented a high level of knowledge of TDIC
Palavras-chave: Currículo
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Professores - Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Curriculum
Digital Technologies of the Information and Communication
Teachers - Effect of technological innovations on
Educational technology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lima, Joyce Aparecida. Níveis de apropriação das TDIC pelos professores. 2019. 146. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22026
Data de defesa: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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