REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGóis, Fernanda Arruda de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8007614P6por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Gisele Regina de-
dc.date.accessioned2019-03-25T12:32:51Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationGóis, Fernanda Arruda de. Dificuldades e desafios do enfermeiro na prática pedagógica em um curso técnico de enfermagem. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22022-
dc.description.resumoIntrodução: Em 1968, foi criada a licenciatura em enfermagem com o intuito de promover a formação pedagógica dos enfermeiros docentes. Porém, poucos cursos superiores em Enfermagem desenvolvem a licenciatura. Devido ao currículo essencialmente técnico, os enfermeiros geralmente iniciam a docência sem a devida qualificação para o ensino e desprovidos de bagagem suficiente que assegure uma formação didático pedagógica para atuação qualificada em sala de aula. Objetivo: identificar e analisar as dificuldades didáticas e pedagógicas vivenciadas pelos enfermeiros de um curso técnico de enfermagem, capacitá-los para a docência a partir de suas dificuldades e analisar o resultado do programa de capacitação propondo um modelo. Método: estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Foi realizado um grupo focal para captação dos dados com perguntas norteadas pelas dificuldades didáticas pedagógicas do grupo. Sendo categorizados em 3 temas: 1. Aprimoramento docente: desafios e estratégias para facilitar o aprendizado, 2. Descompromisso do aluno com o processo ensino-aprendizagem e 3. Deficiência educacional dos estudantes. Após a coleta e análise dos dados foi organizada uma intervenção sobre as dificuldades levantadas através da problematização. Resultados: a importância de novas métodos mudanças na prática docente, dificuldades na utilização de novos métodos e processo de formação continuada. Foi possibilitada a busca de soluções pelos próprios entrevistados, as quais foram relatadas nesse trabalho. Ao final, foi proposto um modelo de educação permanente para os docentes do curso técnico de enfermagem do SENAC-SP. No decorrer desse estudo concluiu-se que o professor, ao ser estimulado a repensar sua prática, é capaz de buscar soluções para a resolutividade de seus problemas cotidianospor
dc.description.abstractIntroduction: In 1968, the nursing degree was created with the aim of to promote the pedagogical training of teaching nurses. However, few undergraduate courses in Nursing build up the degree. Owing to the essentially technical curriculum, the nurses usually begin the teaching without due qualification for education and out sufficient baggage that to ensure a pedagogical training for qualified performance in the classroom. Objective: to identify and analyze the didactic and pedagogical difficulties experienced for the nurses of a nursing technical course and to enable them to teach from their difficulties. Method: a qualitative study, of a descriptive and exploratory nature. A focus group was held to capture the data with questions guided for the pedagogical didactic difficulties of the group. They were categorized into 3 themes: 1. Teacher enhancement: challenges and strategies to facilitate learning; 2. Student's commitment to the teaching-learning process; and 3. Student's educational deficiency. After the collecting and analyzing the data, an intervention was organized on the difficulties raised through the problematization. Results: the importance of new methodologies, changes in teaching practice, difficulties in using new methods and continuous training process. It was possible to find solutions by the interviewees themselves, which were reported in this work. At the end, a permanent education model was proposed for the SENAC-SP nursing technical course teachers. In the course of this study I conclude that the teacher, being encouraged to rethink his practice, is able to seek solutions for the solving of his daily problemseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48528/Fernanda%20Arruda%20de%20G%c3%b3is.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores de enfermagempor
dc.subjectEnsino de Enfermagempor
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopor
dc.subjectNursing teacherseng
dc.subjectNursing Teachingeng
dc.subjectNursing - Study and teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleDificuldades e desafios do enfermeiro na prática pedagógica em um curso técnico de enfermagempor
dc.typeDissertaçãopor
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