???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21915
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões docentes no ensino híbrido: o papel do professor no uso da tecnologia em sala de aula
Autor: Santos, Glauco de Souza 
Primeiro orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Muitas escolas vêm implantando TDIC em suas salas de aula nas últimas décadas, porém a formação do professor para a utilização destas ferramentas digitais com o intuito de promoção da autonomia de seus alunos não tem acontecido de forma satisfatória. Neste sentido que este estudo objetiva identificar as etapas vivenciadas pelo professor ao implantar a sala de aula invertida na sua prática pedagógica com o uso de TDIC. Para atingir este objetivo, esta pesquisa foi fundamentada em um referencial baseado em alguns autores para definição do conceito de autonomia como Paulo Freire e John Dewey. Além disso, utilizou-se de Donald Schön para o entendimento sobre o processo de reflexão sobre a ação realizada pelos docentes e finalizou-se com José Moran, José Valente, Maria Elizabeth Bianconcini e outros para definir metodologias ativas e sala de aula invertida. Para realizar a investigação, a trajetória metodológica deste estudo perpassou pela realização de quatro encontros quinzenais em formato de sala de aula invertida com cinco professores do Ensino Básico do Colégio ECCOS de São José dos Campos (SP), onde discutiram os textos de apoio previamente trabalhados em casa, socializavam a prática aplicada na semana anterior e construíam novo plano de aula no modelo de sala de aula invertida. Desta forma, os relatos e o material produzidos pelos docentes ilustraram o caminho que percorreram no processo reflexivo para configurar sua prática no modelo de sala de aula invertida, colocando o aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se com esta dissertação que a partir da implantação de metodologias ativas, o professor busca reelaborar sua função no processo de ensino e aprendizagem, entendo o papel de protagonismo do aluno e abrindo espaço para a construção da autonomia
Abstract: This research is part of the research line of New Technologies in Education of the Postgraduate Program in Education: curriculum of the Pontifical Catholic University (PUC-SP). Many schools have been implementing TDIC in their classrooms in the last decades, but the teacher training for the use of these digital tools in order to promote the autonomy of their students has not happened in a satisfactory way. In this sense, this study aims to identify the stages experienced by the teacher when implementing the flipped classroom in his pedagogical practice with the use of TDIC. To achieve this goal, this research was based on a reference in some authors to define the concept of autonomy as Paulo Freire and John Dewey. In addition, Donald Schön was used to understand the process of reflection on the action carried out by the teachers and concluded with José Moran, José Valente, Maria Elizabeth Bianconcini and others to define active methodologies and the flipped classroom. To carry out the research, the methodological trajectory of this study was followed by four biweekly meetings in a flipped classroom format with five teachers from the Basic Education of the ECCOS College of São José dos Campos (SP), where they discussed the previously worked support texts at home, socialized their practice applied the previous week and constructed a new lesson plan in the flipped classroom model. In this way, the reports and material produced by the teachers illustrated the path they have taken in the reflexive process to configure their practice in the flipped classroom model, placing the student as the subject of the teaching and learning process. The conclusion of this dissertation was that from the implantation of active methodologies, the teachers seek to re-elaborate their role in the teaching and learning process, understand the protagonism of the student and opening space for the construction of autonomy
Palavras-chave: Currículo
Tecnologia educacional
Sala de aula invertida
Curriculum
Tecnologia educacional Educational technology
Flipped classroom
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Santos, Glauco de Souza. Reflexões docentes no ensino híbrido: o papel do professor no uso da tecnologia em sala de aula. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21915
Data de defesa: 21-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glauco de Souza Santos.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.