Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Calhado, Cyntia Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227295D5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Christine | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T09:14:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.citation | Calhado, Cyntia Gomes. Intensidades da imagem: experiência estética no cinema - análises críticas a partir de Walter Salles. 2018. 100 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21885 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa realiza uma análise do fenômeno das intensidades da imagem em suas relações com a narrativa como acontecimento no cinema de Walter Salles pela perspectiva da experiência estética. Assinalamos como problema de pesquisa a seguinte questão: Podemos compreender intensidades da imagem como acontecimentos narrativos no cinema, por sua potência de ampliar a experiência no cinema contemporâneo? A hipótese de pesquisa é que intensidades da imagem mobilizam afetos no espectador por meio de acionamentos em sua sensibilidade háptica e que suas ocorrências podem ser lidas como acontecimentos narrativos por sua capacidade de ampliar a experiência sensória. O corpus da pesquisa compreende os seguintes longasmetragens ficcionais falados em língua portuguesa e produzidos para exibição cinematográfica: Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2002) e Linha de Passe (2008, codireção Daniela Thomas). A análise segue a abordagem figural no sentido proposto por Philippe Dubois, assim como a leitura das extremidades de Christine Mello (2008) para uma aproximação das obras pelos seus procedimentos poéticos, por entendermos que esta produção audiovisual acontece no signo das extremidades. A abordagem teórica ampara-se na leitura que André Parente faz dos processos narrativosimagéticos, resultado da crítica a Gilles Deleuze, no conceito de dramaturgia plástica de Jacques Rancière e na perspectiva de experiência estética de John Dewey. A pesquisa ainda propõe diálogos com autores da teoria crítica das mídias, como Arlindo Machado e Christine Mello. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica. A relevância da pesquisa está em contribuir para os estudos sobre a experiência do cinema na contemporaneidade | por |
dc.description.abstract | This research analyses the phenomenon of the intensities of the image in their relations with the narrative as event in the cinema of Walter Salles by the perspective of the aesthetic experience. We point out as a research problem the following question: Can intensities of the image be understood as narrative events in cinema, by their potential to broaden the experience in contemporary cinema? The research hypothesis is that the intensities of the image mobilize affections on spectators through activations in their haptic sensibility and their occurrences can be seen as narrative events by their capacity to broaden the sensory experience. The research corpus includes the following fictional feature films spoken in Portuguese and made for cinema exhibition: Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2002) and Linha de Passe (2008, co-directed by Daniela Thomas). The analysis follows the figural approach in the sense proposed by Philippe Dubois, as well as the perspective of the extremities of Christine Mello (2008) to observe the productions in their poetic procedures, because we understand that this audiovisual production takes place in the sign of the extremities. The theoretical approach is based on the narrative-imagetic procedures seen by André Parente, result of the critical analysis of Gilles Deleuze, on the concept of plastic dramaturgy of Jacques Rancière and on the perspective of aesthetic experience of John Dewey. The research proposes dialogues with authors of the critical theory of the media, such as Arlindo Machado and Christine Mello. Methodologically, it is a bibliographic research. The relevance of this research lies on its contribution to the studies on cinema experience in contemporaneity | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48106/Cyntia%20Gomes%20Calhado.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Intensidades da imagem | por |
dc.subject | Experiência estética | por |
dc.subject | Cinema contemporâneo | por |
dc.subject | Salles, Walter [1956- ] - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Image intensities | eng |
dc.subject | Aesthetic experience | eng |
dc.subject | Contemporary cinema | eng |
dc.subject | Salles, Walter [1956- ] - Criticism and interpretation | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Intensidades da imagem: experiência estética no cinema - análises críticas a partir de Walter Salles | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cyntia Gomes Calhado.pdf | 24,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.