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Tipo do documento: Tese
Título: Em busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news
Autor: Santos, Kassia Nobre dos 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: As redes sociais enalteceram a cultura participativa da sociedade em assuntos de interesse coletivo, algo positivo porque promoveu a diversidade de vozes e decentralizou o poder da grande mídia como única porta-voz da informação. Ao mesmo tempo, a revolução digital foi a responsável pela pós-verdade e o fenômeno das notícias falsas (fake news), que abalou o conceito de verdade, já que opiniões e fatos se confundem porque circulam no mesmo espaço digital. Diante desse cenário, pilares fundamentais da profissão de jornalista – a apuração aprofundada e a checagem - foram resgatados e valorizados a partir da criação de novos modelos de trabalho. A partir da discussão do jornalismo sob a perspectiva de seus processos de produção, o objetivo desta pesquisa é propor uma reflexão sobre os modos de ação dos jornalistas da revista piauí e da agência Lupa, procurando compreender os procedimentos por eles utilizados na construção da reportagem e da checagem. A revista piauí está há mais de dez anos no mercado editorial brasileiro e é exemplo para outros modelos recentes na produção de grandes reportagens. Já a agência Lupa foi a primeira agência de fact-checking do Brasil. Os apontamentos teóricos para a análise estão na teoria crítica dos processos criativos (Salles, 2008; 2011; 2016; 2017). Os instrumentos de análise são os “documentos de processos”, que são registros materiais do processo criador. No caso da presente pesquisa foram realizadas entrevistas com os jornalistas da revista piauí e com a criadora da agência Lupa para o entendimento de seus processos criativos. A partir desses dados, foi criada a rede de investigação jornalística com os respectivos pontos de análise: o tempo de criação; a narratividade; a transparência e a correção do erro. Desta forma, a tese defendida é que há um campo de experimentação a ser explorado pelo jornalista para atuar na crise da profissão e retomar a credibilidade perdida. Além disso, a partir do combate à desinformação, o jornalismo pode recuperar uma das suas principais funções que é o fortalecimento da democracia
Abstract: The social networks have praised the participative culture of society regarding to subjects of collective interest, something positive because it has been promoting the diversity of voices and decentralizing the power from the mainstream media as the unique advocate of information. At the same time, the digital revolution was the responsible for post-truth also fake news, which both have disrupted the concept of truth, once opinions and facts mix each other because they are on the same digital area. In this scenario, fundamental principles due to the profession of journalism - detailed verification and check - have been rescued and valued from the begining of new ways of work. From the discussion of journalism under the perspective of its processes of production, the goal of this research is based on proposing a reflection towards the manners of acting of journalists of revista Piauí (Piauí Magazine) and agência Lupa (Lupa Agency), willing to understand the procedures which are used by them focused on the report creation as well as the check. The Piauí magazine has been in Brazilian market for over ten years and it is an example for other actual models regarding to the big report construction. The Lupa agency was the first agency of fact-checking in Brazil. The theoretical basis for this analysis are the critical theory of creative processes (Salles, 2008; 2011; 2016; 2017). The analytical tools are the “documents of processes” which are material records from creative process. For the actual research, some interviews were conducted with journalists of Piauí magazine as well as the creator of Lupa agency in order to understand their creative processes. From these datas, a journalistic research network was created containing the following analytical issues: the narrative, the transparence and the error correction. Consequently, the present thesis is based on the fact there is an experimental field to be explored by journalist in order to act toward the crisis of this profession in addition to reclaim the lost credibility. Moreover, from the combat of misinformation, the journalism is able to recover one of its main role which is the reinforcement of the democracy
Palavras-chave: Investigação jornalística
Pós-verdade
Piauí (Revista)
Agência Lupa
Journalistic investigation
Post-truth
Piauí Magazine
Lupa Agency
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Santos, Kassia Nobre dos. Em busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news. 2018. 134 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21857
Data de defesa: 10-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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