???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21847
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os cursos tecnológicos no mundo contemporâneo: um estudo comparativo do curso de logística de uma instituição pública e uma instituição privada
Autor: Almeida, Evandro de 
Primeiro orientador: Lazzareschi, Noêmia
Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda a educação para o trabalho no contexto do toyotismo, como processo de forma de organização do trabalho. Neste cenário, as empresas demandam trabalhadores qualificados e competentes em virtude da utilização de novas tecnologias e novas técnicas do gerenciamento do processo de produção e da prestação de serviços. O problema da pesquisa consistiu em averiguar se as estruturas curriculares e pedagógicas de dois cursos superiores de tecnologia em logística, de uma faculdade pública e particular no município de Guarulhos, permitem aos discentes obter competências profissionais para sua inserção e permanência no mercado de trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar semelhanças e diferenças entre os cursos das duas faculdades, na percepção de uma amostra de alunos concluintes e docentes das instituições, no tocante ao desenvolvimento de competências profissionais para empregabilidade. A hipótese pressupõe que, o curso da faculdade privada promove a aquisição das competências aos estudantes aquém da faculdade pública. Os resultados da pesquisa demonstraram que a hipótese norteadora foi inconclusiva, e apontaram similaridades e diferenças entre as duas faculdades nos respectivos cursos
Abstract: This master's thesis deals with education for work in the context of toyotism, as a process which forms and organizes work. In this scenario, the companies demand qualified and competent workers by virtue of the use of new technologies and new management techniques for the production process and provision of services. The issue of the research was finding out if the curricular and pedagogical structures of two high technology courses in logistics, of a public and private college, in the city of Guarulhos, enable students to obtain professional skills for their insertion and permanence in the job market. The general objective of the research was to analyze similarities and differences between the courses of both colleges, in the perception of a sample of graduates students and teachers of the institutions, in the development of professional skills for employability. The hypothesis assumes that the course of the private college promotes the acquisition of the competences to the students less than the public one. The results of the research demonstrated that the guiding hypothesis was inconclusive, and pointed out similarities and differences between both colleges in the respective courses
Palavras-chave: Tecnologia - Estudo e ensino (Superior) - Brasil
Mercado de trabalho
Competências profissionais
Tecnology - Study and teaching (Higher) - Brazil
Job Market
Professional skills
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Almeida, Evandro de. Os cursos tecnológicos no mundo contemporâneo: um estudo comparativo do curso de logística de uma instituição pública e uma instituição privada. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21847
Data de defesa: 5-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evandro de Almeida.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.