REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeliciano, Stefan Bovolon-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462869E0por
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.date.accessioned2018-12-20T12:51:04Z-
dc.date.issued2018-09-12-
dc.identifier.citationFeliciano, Stefan Bovolon. Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi (1522-1605). 2018. 157 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) – Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21831-
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo central o estudo das imagens renascentistas do mundo natural, sendo consideradas como um documento para a História da Ciência. Para tal abordagem foram adotados alguns princípios metodológicos embasados nas três esferas de análise da História da Ciência – Epistemológica, Historiográfica e Contextual. Desses princípios optou-se por aprofundar na análise de cunho epistemológico, no que condiz, por exemplo, com a análise interna de documentos/imagens, visando indicar possibilidades das relações existentes entre as técnicas e concepções em imagens e texto por meio do conhecimento sobre o mundo natural, focando na organização/classificação dos animais, tendo como ponto inicial alguns animais do grupo de Répteis. Utilizou-se a análise da técnica artística empregada nas imagens, mostrando como as representações desses animais, na obra de Ulisse Aldrovandi, apresentam riqueza de detalhes anatômicos/morfológicos, tanto externos como internos. E, que esse mesmo padrão se mantém em outras obras do autor que possuem a temática de representação de animais, tanto em representações em xilogravuras, como em pinturas. Esse tipo de análise comparativa foi realizado não somente dentro das obras de Aldrovandi, como também entre os estudiosos da natureza de seu período, com a finalidade de verificar se havia o mesmo rigor de padrão de técnicas artísticas adotadas entre eles. O resultado obtido, seja por meio do reconhecimento de técnicas artísticas empregadas nas imagens, seja por meio do reconhecimento que as mesmas podem ser utilizadas como instrumento de organização/classificação dos animais, nos mostra a importância em se considerar a imagem como forma de registro e comunicação de conhecimentos, tanto da natureza, como das artes, ou seja, considerando a imagem como documento para a da História da Ciênciapor
dc.description.abstractThis thesis aims to present a study on Renaissance natural world images, regarding them as documents for the History of Science. For such an approach this study led to the development of some methodological principles based upon three spheres of analysis on History of Science – Epistemological, Historiographical and Contextual. From these principles shown it was decided to go deeper into the Epistemological sphere, approaching, for example, the internal analysis of documents/images. That was done in order to indicate possibilities of relations existing between the images and text, using the knowledge of natural world, focusing on the organization and classification of the animals, having as initial point some animals belonging to the Reptiles. It was used the analysis of the artistic technique applied to image, showing how the representations of these animals, contained in the work of Ulisse Aldrovandi, present high quality of anatomical/morphological details, both internal and external. And, that this same quality standard is maintained in other works by the author that have the same theme, both in woodcut representations, as well as in painting. This type of comparative analysis was performed not only between Aldrovandi´s works but also compared with works by contemporary authors who studied the same theme, with the purpose the verifying if there was the same standard of quality and rigor of the artistic techniques adopted in the images between their works. The result obtained, indicates the recognition of the artistic techniques that were used in the images, or as an instrument of organization/classification of the animals. That leads us to the importance of considering the image as a form of transmission of knowledge, both of nature and the arts, considering as a document of importance for understanding the History of Scienceeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48004/Stefan%20Bovolon%20Feliciano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectCiência e Technépor
dc.subjectImagens de animaispor
dc.subjectZoologia - Classificaçãopor
dc.subjectAldrovandi, Ulisse1522-1605?por
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectScince and Technéeng
dc.subjectImages of animalseng
dc.subjectZoology - Classificationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleDragões, serpentes e outras bestas: Imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi (1522-1605)por
dc.title.alternativeDragons, snakes and other beasts: printed images and classification ideas for animals in works of Ulisse Aldrovandieng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stefan Bovolon Feliciano.pdf11,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.