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dc.creatorCanova, Renato Factori-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4333930E6por
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael de Paula Aguiar-
dc.date.accessioned2018-12-19T09:34:30Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationCanova, Renato Factori. A Thanatographie de um Littératuricide: da experiência-limite à estética da desistência nos epitáfios de Jacques Rigaut. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21821-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como objeto os escritos do arteiro dadaísta Jacques Rigaut, conhecidos como epitáfios. O trabalho tem como intuito responder a seguinte questão: faz-se possível compreender os escritos de Jacques Rigaut como uma Estética da Desistência? Para esta pesquisa, uma miríade conceitual é acionada no intento de ofertar uma resposta possível ao problema levantado. Logo, algumas ferramentas conceituais são aqui operacionalizadas. Com o conceito de fin de siècle do politólogo Eugen Weber, pretende-se lançar luz ao contexto histórico e sumamente artístico, no qual, Jacques Rigaut estava inserido. Após a exposição deste cenário artístico, o conceito de Littératuricide, de autoria de George Izambard, procura explorar o modo de ser de Jacques Rigaut, sua profissão de fé; um homicida simbólico das magnus opus, de seus autores e de seus respectivos valores culturais. Os epitáfios produzidos nessa profissão podem ser apreendidos como aparelhos de Thanatographies, cujo conceito foi elaborado por Philippe Sollers. Suas tanatografias revelam seu flerte com o morrer, narrativas que exprimem a morte de si, o gesto da escrita que expressa seu anseio por encerrar-se. Tais grafias mortíferas, lançam-no em uma Experiência-Limite, conceito elaborado por Maurice Blanchot. A Experiência-Limite localizada no campo da escrita, exige de Jacques Rigaut seu corpo, colocando em risco sua existência, que o faz deslizar rumo a uma renúncia de si, a uma bela desistência, uma elegante saída de seu habitat corpóreo, infringindo sobre si, por um gesto de sumária estesia, uma Estética da Desistênciapor
dc.description.abstractThis research has as object of study the writings of the mischievous dadaist Jacques Rigaut, known as epitaphs. The research aims to answer to the following question: is it possible to understand Jacques Rigaut’s writings as a “Desistance Aesthetics”? In order to answer to this question, I activate a myriad of concepts and operationalize some conceptual tools. With the political scientist Eugene Weber’s concept of fin de siècle, I shed light upon the historical and highly artistic context in which Jacques Rigaut lived. Following the exposure of this artistic scenario, I present George Izambard’s concept of Littératuricide, aiming to explore Jacques Rigaut’s way of being, his profession of faith – the symbolic homicide of magnus opus, its authors and its respective cultural values. The epitaphs produced in this profession can be apprehended as tanatographs’ apparatus, concept inaugurated by Philippe Sollers. His thanatographies reveal his flirtation with death; they are narratives that express the death of self, and writing gestures that express his will to end his life. These deadly writings cast Jacques Rigaut into a Limit-Experience, concept elaborated by Maurice Blanchot. The Limit-Experience, in the field of writing, require from de Jacques Rigaut his own body, and places his existence in risk, what makes him slide to a self-renouncement, a beautiful withdrawal, an elegant way out from his corporeal habitat, infringing upon himself, with a gesture of an unique and extreme aesthesia, a “Desistance Aesthetics”eng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-12-19T09:34:29Z No. of bitstreams: 1 Renato Factori Canova.pdf: 1339923 bytes, checksum: ee6b55d9b00b478a110fe4cb577e4c4b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-19T09:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato Factori Canova.pdf: 1339923 bytes, checksum: ee6b55d9b00b478a110fe4cb577e4c4b (MD5) Previous issue date: 2018-11-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/47889/Renato%20Factori%20Canova.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJacques Rigautpor
dc.subjectExperiência-Limitepor
dc.subjectEstética da Desistênciapor
dc.subjectLimit-Experienceeng
dc.subjectDesistance Aestheticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA Thanatographie de um Littératuricide: da experiência-limite à estética da desistência nos epitáfios de Jacques Rigautpor
dc.typeDissertaçãopor
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