Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21784
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias de ensino de Língua Inglesa e afetividade na EJA: olhares múltiplos |
Título(s) alternativo(s): | Strategies for English language teaching, emotions and feelings in the field of Adult and Youth Education: multiple perspectives |
Autor(es): | Satyro, Diego |
Primeiro Orientador: | Celani, Maria Antonieta Alba |
Resumo: | Este estudo é sobre as estratégias de ensino de Língua Inglesa (como língua estrangeira) e suas relações com a afetividade em classes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos desta investigação são identificar e interpretar as estratégias de ensino usadas pelos participantes e explicar o papel da afetividade nesse processo. A revisão bibliográfica inclui estudos sobre a história da EJA, o perfil dos estudantes, o status da língua inglesa como disciplina em escolas públicas, a condição pós-método, a relação entre afetividade e cognição, o monismo espinosista, a pedagogia freiriana, a psicogenética walloniana e a formação de professores de língua estrangeira para e na EJA. O contexto da pesquisa são duas escolas municipais noturnas localizadas em regiões periféricas de São Bernardo do Campo, São Paulo. A pesquisa envolve três professores-participantes, além do pesquisador. A metodologia de pesquisa é qualitativa e interpretativista, na forma de estudo de caso coletivo. Em 2016, os instrumentos para a geração de dados foram: questionário para conhecer o perfil dos participantes; observações e filmagens de aulas; entrevistas; questionário para conhecer as estratégias de ensino que, em geral, eram usadas; planos de aula; conversas informais; mensagens por aplicativo. Alguns achados da pesquisa são: a escolha de estratégias de ensino depende de fatores como as experiências prévias dos professores, os materiais de ensino, o currículo da escola e a formação inicial e contínua (em serviço). Além disso, os professores que constroem vínculos afetivos positivos com os alunos da EJA têm mais sucesso em engajá-los em tarefas que envolvam a língua inglesa. No entanto, a compreensão da afetividade como parte fundamental da agência docente não é clara a todos os participantes |
Abstract: | This study is about the strategies for English (as a foreign language) teaching and the expressions of emotions and feelings in the field of Adult and Youth Education (equivalent to EJA, in Brazil). The research purposes are to identify and to interpret the strategies for English teaching used by the participants and to explain the role of emotions and feelings in this process. The literature review is organized into studies on the history of Adult and Youth Education in Brazil, on the profile of students who enroll in these courses, on the status of English as a subject in Brazilian public schools, on the post-method condition, on the interdependence between emotion and cognition, on the Spinozistic monism, on the Freirean approach, on the Henri Wallon’s developmental psychology and on teacher education to and in the field of Adult and Youth Education. The setting is two state junior high schools with adult and youth classes in the evening. The schools are near slums of São Bernardo do Campo, São Paulo. This study includes three teachers, besides the researcher. The research method is the qualitative interpretative research, particularly the collective case study. In 2016, to gather the data, I designed pre and post-questionnaires, carried out individual interviews, observed and recorded classes, obtained the teachers’ lesson plans, had informal conversations with them, and communicated through text messages. The data analysis show that the participants’ previous experiences, the language-teaching supplementary materials, the school approach to curriculum design and the pre-service and in-service teacher education play crucial roles in the choice of strategies for teaching English. Furthermore, teachers who create emotional bonds with their students are more successful in engaging them in English language-learning tasks. However, the understanding of emotions and feelings as a substantial part of the teacher’s agency is not clear to every participant |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português Ensino programado Adult and Youth Education English language - Study and teaching - Portuguese speakers Programmed instruction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Satyro, Diego. Estratégias de ensino de Língua Inglesa e afetividade na EJA: olhares múltiplos. 2018. 288 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21784 |
Data do documento: | 3-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diego Satyro.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.