???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21695
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura de metáfora: derivando uma proposta de ensino
Título(s) alternativo(s): Reading of metaphor: deriving a teaching proposal
Autor: Evans, Débora 
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: O desempenho em leitura dos alunos brasileiros está há tempos bastante distante do ideal, logo, garantir que o ensino de habilidades leitoras ocorra nas escolas é um desafio para a educação brasileira. Ler compreensivamente, captando mesmo as mensagens implícitas é o que se espera de um leitor formado, por isso, a percepção dos elementos implícitos presentes nas relações metafóricas, bem como a compreensão das metáforas, são essenciais para que ocorra a leitura compreensiva. Este trabalho inicia apresentando o posicionamento de teóricos da semiologia linguística, para os quais a compreensão de metáforas conduziria à ampliação da capacidade leitora seguida da interpretação skinneriana acerca do comportamento verbal, leitura e metáfora. Finalmente, sob a perspectiva analítico comportamental, apresenta-se uma proposta de ensino, que destaca aspectos a serem considerados na elaboração de um procedimento de ensino para a leitura de metáforas, e sua exemplificação com uso de plataforma informatizada. Com tal proposta, espera-se contribuir para o ensino da leitura compreensiva
Abstract: The reading performance of Brazilian students has long been far from ideal, so ensuring that the teaching of reading skills occurs in schools is a challenge for Brazilian education. Reading comprehensively, capturing even the implied messages is what is expected of a trained reader, so the perception of the implicit elements present in metaphorical relations, as well as the understanding of metaphors, are essential for comprehensive reading to occur. This work begins by presenting the positioning of linguistic semiology theorists, for whom the comprehension of metaphors would lead to the amplification of the reading ability followed by the Skinnerian interpretation about verbal behavior, reading and metaphor. Finally, from a behavioral analytical perspective, a teaching proposal is presented, highlighting aspects to be considered in the elaboration of a teaching procedure for the reading of metaphors, and its exemplification using a computerized platform. With such a proposal, it is hoped to contribute to the teaching of comprehensive reading
Palavras-chave: Metáfora
Leitura
Ensino
Metaphor
Reading
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Evans, Débora. Leitura de metáfora: derivando uma proposta de ensino. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21695
Data de defesa: 15-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Débora Evans.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.